UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Especificidades do Ensino do Italiano - LE
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-09961
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

A estrutura escolar Italiana, elementos de contraste com a organização de ensino brasileira, o ensino do Italiano no mundo e no Brasil, as especificidades da língua italiana - A Questão da Língua, as suas variações , o papel das Universidades para estrangeiros na Itália ( Siena, Perugia Ca´Foscari).



OBJETIVO(S):

Identificar os principais estudos e estudiosos de ITAULE.

Classificar as principais variações lingüísticas da língua Italiana e sua importância no processo de ensino-aprendizagem.

Comentar textos diversos sobre A questão da língua.

Contrastar os sistemas escolares brasileiro e italiano, principalmente no que se referem ao ensino de LE.

Produzir texto dissertativo, devidamente formatado, em que os conteúdos ministrados nas disciplinas sejam cotejados com a prática docente.



PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09930 Língua Italiana II
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE03-06691 Prática de Ensino de Italiano IV - Estágio Supervisionado IV
 
BIBLIOGRAFIA:

COELHO, Flora Simonetti. ´La Questione della língua´ In: X Congresso Nacional de Professores de Italiano e IV Encontro Internacional de Italianística.Florianópolis, UFSC, 2003, p. 98-103.



GROSSI, Esther (apresentação). Lei de Diretrizes e Bases da Educação-9.394/96. Rio de Janeiro: DPetA, 1999.



GUIDICINI, Lucia. ´ A questão da língua´. In: FABRIS, Annateresa et al. Insieme - revista da APIESP. São Paulo, Yunes, 1991, p. 29-31.



LAZZARI, Francesco.´ L´insegnamento della língua italiana nell´ambito della legge 153/1971´. In: CAPRARA, Loredana et ANTUNES, Letizia Zini. O italiano falado e escrito. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP,

1998, p. 367-72.



MAGNANI, Simonetta.´ La conversazione nell´insegnamento dell´italiano´. In: CAPRARA, Loredana et ANTU-NES, Letizia Zini. O italiano falado eescrito. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 1998, p. 287-298.



MOLlNA, Carlo.´ Le proposte di riforma della scuola italiana e iI progetto sperimentale de ´ Liceo E. Montale´ di San Paolo´. In: CAPRARA, Loredana et ANTUNES, Letizia Zini. O italiano falado e escrito. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 1998, p. 383-90.



MORDENTE, Olga Alessandra. ´ L´italiano a San Paolo´. In: CAPRARA, Loredana et ANTUNES, Letizia Zini. O italiano falado e escrito. São Paulo, Humanitas/ FFLCH/USP, 1998, p. 263