UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS NEOLATINAS
DISCIPLINA: Literatura Italiana Aplicada Ens Língua e Cultura
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE03-09958
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

O ensino da literatura enquanto estratégia para a aquisição da língua estrangeira. Leitura, análise e síntese de textos literários breves, análise de material didático e paradidático de literatura.

OBJETIVO(S):

o Associar o ensino da língua ao da literatura, a partir do pressuposto que a compreensão e expressão lingüísticas estão necessariamente vinculadas à leitura.

o Identificar o texto literário como ferramenta para o ensino de LE.

o Estabelecer critérios para a seleção de textos para o ensino de LE, considerando as variações lingüísticas e as necessidades específicas de aprendizagem.



PRÉ-REQUISITO 1:

ILE03-09930 Língua Italiana II
 
BIBLIOGRAFIA:

NõTH, WINFRIED. A Panorama da semiótica de platão a Peirce. São Paulo, Annablume, 1995 .

.____________ A semiótica no Século XX. São Paulo, Annablume, 1996.

PAIS, Cidmar Teodoro. Conditions semantico-syntaxiques et semiotiques de La productivite systemique, lexicale et discur-sive. Thése de Doctorat d´Etat és-Lettres et Sciences Humaines. Directeur de Recherche:

Bernard Pottier. Paris, Université de Paris- Sorbonne (Paris IV), Ulle,

Atélier National de Réproduction des Théses, 1993.

____________´Algumas reflexes sobre os modelos em lingüística´. In: Língua e Literatura, 9, São Paulo, FFLCH-USP, p.89-117.

PERRENOUD, Philippe. Novas competências para ensinar. Porto Alegre, Artes Médicas Sul, 2000.

RECTOR, Mônica et YUNES, Eliana. Manual de semântica. Rio de janeiro, Ao Livro Técnico, 1980.

RUZ, Fidel Castro. Cultura e desenvolvimento. Havana, 1999.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. São Paulo, Cultrix, 1995.

STORIG, Hans Joachim. As aventuras das línguas - uma viagem através da

História dos idiomas do mundo. São Paulo, Melhoramentos, 1993.

TODOROV, Tzvetan. Teorias do símbolo. Campinas, Papirus,1996.