UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Prática de Leitura no Ensino Fundamental e Médio
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: ILE02-09935
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

A polissemia das noções de leitura. Estratégias de leitura. Os níveis de leitura. A leitura ingênua e a leitura crítica. A interação texto-leitor. As possibilidades de leitura inscritas no texto. A leitura de diferentes gêneros e seus objetivos. A leitura literária. A prática de leitura na escola è luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:

a - considerar o texto e sua leitura como parte fundamental da experiência escolar;

b - propor e discutir estratégias didáticas para a produção textual no ensino fundamental e médio;

c - demonstrar visão crítica a respeito das abordagens de produção textual a serem introduzidas no ambiente escolar.



PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-09933 Prática de Produção Textual II
 
BIBLIOGRAFIA:

GERALDI, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. 3º ed. São Paulo: ática, 2001.

KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas-SP: Pontes/Unicamp, 1993.

LEFFA, Vilson J. et PEREIRA, Aracy E. (orgs). O ensino da leitura e produção textual: alternativas de renovação. Pelotas: Educat, 1999.

MINISTERIO da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: ensino fundamental e médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.