UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LING.PORT. LIT.PORT. FILOLOGIA
DISCIPLINA: Português como Segunda Língua I
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE02-09919
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3)
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3)
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3)
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3)
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3)
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3)
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3)
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Língua materna, língua estrangeira e segunda língua. Abordagens de ensino de português como segunda língua. Língua e identidade. Aspectos da especificidade da língua portuguesa como segunda língua.

OBJETIVO(S):

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de:

a) reconhecer e expor a especificidade do ensino de português como segunda língua;

b) propor e discutir estratégias para as atividades de ensino português como segunda língua;

c) demonstrar visão crítica a respeito do ensino de português como segunda língua.



PRÉ-REQUISITO 1:

ILE02-00868 Língua Portuguesa IV  ou
ILE02-09892 Língua Portuguesa IV
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ILE02-06553 Tópicos Especiais de Língua Portuguesa IV
 
BIBLIOGRAFIA:

CORACINI, Maria José R. F. Identidade e discurso, Campinas-SP: Ed. da Unicamp; Chapecó-SC: Argos Edit. Universitária, 2003.

GUIMARãES, Eduardo e ORLANDI, Eni P. ´Identidade lingüística´. In: Língua e cidadania. Campinas-SP: Pontes, 1996.

ORLANDI, Eni Pucinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas-SP: Pontes, 1987.

SERRANI-INFANTE, Silvana. ´Fragmentos´. Revista de língua e literaturas estrangeiras, 22. Florianópolis: Edit. da UFSC, 2003.