UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE LETRAS
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS CLASSICAS E ORIENTAIS
DISCIPLINA: História Japonesa
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ILE01-09911
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaILE - Letras - Inglês (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 4) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3)
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 3) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3)
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 3) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3)
ILE - Letras - Port / Francês (versão 3) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3)
ILE - Letras - Port / Grego (versão 3) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3)
ILE - Letras - Port / Hebraico (versão 3) Português - Hebraico e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3)
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 3) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 1) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3)
ILE - Letras - Port / Latim (versão 3) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3)
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 3) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

Apresentação do curso: introdução à estrutura do curso e à História como campo específico do conhecimento e suas peculiaridades; Identificação geográfica básica do arquipélago japonês; introdução às periodizações da história japonesa; introdução à crítica histórica e orientalista.

O surgimento da cultura japonesa: a chegada dos primeiros homens ao arquipélago; cultura paleo e neolítica; período Jomon; período Yayoi; período Kofun.

A formação do estado Ritsuryo: a Imperatris Suiko e o período Asuka; a formação do Ritsuryo; a era da capital Heijokyo; chegada do Budismo; cultura e política do início do período Heian.

Surgimento da classe nobre: aparecimento dos Fujiwara; aparecimento da cultura guerreira; Insei e ascendência dos Taira.

Formação da sociedade das famílias guerreiras: Kamakura Bakufu; cultura Kamakura.

Desenvolvimento da sociedade das famílias guerreiras: Muromachi Bakufu; cultura Muromachi; declínio dos Ashikaga; surgimento dos Sengoku Daimyo.

Período Azuchi-Momoyama: política Shokuho (oda-Toyotomi); contato com os europeus; a chegada das missões jesuítas; proibição do cristianismo; processo de unificação com Oda Nobunaga e Toyotomi Hideyoshi.

Início do período Edo: política isolacionista (Sakoku); formação do Edo Bakufu; período Genroku; desenvolvimento econômico; cultura Genroku.

Declínio dos Tokugawa: declínio do Edo Bakufu; período Tanuma; cultura do final do períro Edo.

Início da Era Contemporânea: fim do Sadoku; cultura do Bakumatsu; Restauração Meiji; adoção dos modelos ocidentais; guerra Sino-Japonesa; guerra Russo-Japonesa; relações internacionais; cultura da era contemporânea.

Japão e a ásia: Primeira Guerra Mundial e o Japão; expansionismo japonês; cultura da depressão; Segunda Guerra Mundial e o Japão; A guerra pacífica e a derrota.

O Pós-Guerra: Reconstrução do Japão e Ocupação Aliada; Guerra Fria e as Relações Internacionais; Guerra da Coréia.

Fim da Ocupação: Política de 55; desenvolvimento econômico; conservadorismo político.

Transformações Mundiais e o Japão: Crise do Petróleo e Watergate; cultura pós-guerra; cultura contemporânea; fim da Guerra Fria; fim do milagre econômico japonês e o estouro da bolha; Japão atual.



O surgimento da cultura japonesa (Jomon ~Kofun)

A formação do Ritsuryo (Asuka ~Heian)

Surgimento da classe nobre (Heian)

Formação da sociedade das famílias guerreiras (Kamakura)

Desenvolvimento da sociedade das famílias guerreiras (Muromachi)

Política Shokuho e contato com o ocidente (Azuchi - Momoyama)

Período Edo: Genroku e Tanuma

Início da Era Contemporânea (Meiji)

O Japão e as Guerras Mundiais (Taisho- Showa)

O Pós-Guerra

Fim da Ocupação Aliada

Fim do Período Showa e o Período Heisei.



OBJETIVO(S):

Oferecer ao aluno uma visão ampla do contexto histórico, principalmente nos campos político-social e cultural, do arquipélago japonês.

Reconhecer que devemos buscar novas visões de mundo inclusive no passado e no mundo oriental.

Tornar o aluno apto a buscar novos meios de análise e conhecimento da história do Japão.

Proporcionar ao aluno a percepção dos variados aspectos relacionados à cultura e história japonesa por meio de: exposição do contexto histórico-social, apreciação de vídeos e documentários, discussão e análise de documentos que cercaram as expressões e movimentos sociais, políticos e culturais de cada época.




BIBLIOGRAFIA:

BLEED, Peter et alli. Japanese History - 11 Experts Reflect on the Past. Tóquio: Kodansha International, 1996.

GIORDANI, Mario Curtis. História da ásia anterior aos Descobrimentos. Petrópolis: Vozes, 1996.

HALL, John Whitney et ali (Ed.). The Cambridge History of Japan. Cambridge: Cambridge University Press, 1997. 6. V.

HALL, John Whitney. El império japonés. Madrid: Siglo Veintiuno, 1975.

_____. Japan - From Prehistory to Modern Times. Ann Arbor: Center for Japanese Studies /The University of Michigan, 1991.

HANE, Mikiso. Premodern Japan - A Historical Survey. Boulder: Westview Press, 1991.

______. Modern Japan - A Historical Survey. Boulder: Westview Press, 1992.

ISHII, Ryosuke. A History of Political Institutions in Japan. Tokyo: University of Tokyo Press, 1980.

KANEYOSHI, Nakayama. Pictorial Encyclopedia of Japanese Culture. Tóquio: Gakken Co., 1987.

KITAGAWA, Joseph M. Religion in Japanese History. Nova York: Columbia University Pess, 1990.

KODANSHA INTERNATIONAL. Japan: an Illustrated Encyclopedia. Kodansha, 1998.

LEONARD, Jonathan Norton et ali. Japão Antigo. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1973.

MORTON, W. Scott. Japan - Its History and Culture. Nova Iorque: McGraw-Hill, 1994.

NAJITA, Tetsuo. Japan - The Intellectual Foundations of Modern Japanese Politics. Phoenix: The University of Chicago Press, 1980.

SAID, Edward W. Orientalismo: O oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

YAMASHIRO, José. História dos Samurais. São Paulo: Aliança Cultural Brasil-Japão / Massao Ohno Editores, 1982.

_________. Japão - Passado e Presente. São Paulo: IBRASA, 1986.