UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: Arte Indígena
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART03-09858
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva DefinidaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

EMENTA:

Arte indígena: universo de expressões visuais. Referentes sociais e cosmológicos das artes indígenas. Diferentes linguagens artísticas: arte lítica, trançados, tecidos, cerâmica, plumária, esculturas em madeira. A figura humana na arte indígena e a arte do corpo humano: desenhos espontâneos e pintura corporal. Os instrumentos musicais e a música indígena. Trabalho de campo.

OBJETIVO(S):

Levar o aluno a perceber nas culturas indígenas, tanto do passado quanto contemporâneas, valores estéticos específicos, definidores de identidades étnicas, de gênero e de pertencimento a grupos particulares, a partir de análise bibliográfica, discussões em sala de aula e contato direto com os povos indígenas em trabalho de campo.


BIBLIOGRAFIA:

BOAS, Franz. Arte primitiva. Lisboa: Fenda Edições, 1996.

DIAS, José Antonio Braga Fernandes. Arte, arte índia, arte indígena. Artes indígenas [ catálago Mostra do Descobrimento - Brasil 500 anos] São Paulo, 2000.

COSTA, Maria Heloisa Fénelon. Arte indígena e classificação primitiva. Cultura, nº21, Rio de Janeiro:MEC, 1976.

_________. O mundo dos Mehinaku e suas representações visuais. Brasília: UNB, 1988.

LAGROU, Elsje Maria. Poder criativo e domesticação produtiva na estética Piaroa e Kaxinauá. São Paulo: USP, 1997. (caderno de campo).

MüLLER, Regina Pólo. A pintura do corpo e os ornamentos Xavantes: arte visual e comunicação social. Campinas: Unicamp. Dissertação de mestrado/inédito.

OVERING, Joanna. A estética da produção: o senso de comunidade entre os Cubeo e os Piaroa. Revista de Antropologia nº34, São Paulo: USP, 1991.

RIBEIRO, Berta. Dicionário de artesanato indígena. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1988.

_________. Arte indígena, Linguagem visual. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1989.

RIBEIRO, Darcy. Arte Plumária dos índios Kaapor. Rio de Janeiro: Laboratórios Silva Araújo S.A. 1957.

VAN VELTHEM, Lúcia H. O belo e a fera - a estética da produção e da predação entre os Wayana. Tese de Doutorado. São Paulo, FFLCH-USP, 1995.

VIDAL, Lux. Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo, Studio Nobel / EDUSP / FAPESP, 1992.