UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE ENSINO DE ARTES E CULTURA POPULAR
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino das Artes II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART03-09851
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

A disciplina aborda as concepções e procedimentos metodológicos do ensino das linguagens artísticas desenvolvidas no 2o. segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Desenvolvimento e aprofundamento das relações: Concepções e métodos. Relações Concepções pedagógicas e Atividades artísticas na Escola. Relações concepções de arte e práticas de arte na escola. Concepções e metodologias do ensino da arte. Perspectivas de novos métodos. Os processos de mediação e a leitura da obra de arte. A Cultura Midiática e Educação - a televisão, o computador, o vídeo e os novos campos hegemônicos da visualidade. As tribos urbanas e suas propostas estéticas - arte-educação em um novo contexto.

OBJETIVO(S):

A disciplina visa a realização de experiências práticas e reflexivas pelos alunos de modo a ampliar o seu conhecimento nas linguagens da arte. Objetiva também, a análise das metodologias de ensino da arte, no sentido de sua capacitação para orientar experiências artísticas com adolescentes, jovens e adultos no 2o. segmento do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART03-07275 Metodologia do Ensino de Arte II
 
BIBLIOGRAFIA:

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CANCLINI, C. Consumidores e Cidadãos. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.

FABRINI, R. A Arte depois das Vanguardas. Campinas: Editora da Unicamp, 2002.

FERRAZ, M. et FUSARI, M. H. Metodologia do Ensino de Arte. São Paulo: Editora Cortez, 1993.

MAFFESOLI, M. O Tempo das Tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

MORIN, E. O Método V.4 - As Idéias. Porto Alegre: Editora Sulina, 2002.

OLIVEIRA, A. C. Semiótica Plástica. São Paulo: Hacker Editores, 2004.

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PIETROFORTE, A. Semiótica Visual - os percursos do olhar. São Paulo: Editora Contexto, 2004.

SARTORI, G. Homo Videns - televisão e pós- pensamento. Bauru: EDUSC, 2001.

VON FRANZ. T.Educação para uma compreensão crítica da arte. Florianópolis: Letras Contemporânea Ed, 2003.