UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LINGUAGENS ARTISTICAS
DISCIPLINA: Teatro - Processos e Modalidades
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: ART02-09834
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

Apresentação de diversas modalidades de teatro e processos de criação teatral, a partir de estudos dos principais elementos constitutivos dessa linguagem: corpo e atuação; espaço e temporalidade; texto e cena. Reflexão teórica e experimentação prática, estabelecendo relações com as questões artísticas da contemporaneidade, em particular com os elementos plástico-visuais e com a performance cênica.

OBJETIVO(S):

Proporcionar ao estudante o conhecimento e a experimentação da linguagem teatral, por meio de reflexão teórica e de uma dinâmica criativa, visando o desenvolvimento de seus recursos expressivos e a ampliação instrumental para o ensino das artes.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART02-07260 Formas de Expressão Artística : Teatro
 
BIBLIOGRAFIA:

BOAL, Augusto. 200 exercícios para o ator e o não ator com vontade de dizer algo através do teatro. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 1980.

BONFITTO, Matteo. O ator-compositor; as ações físicas como eixo: de Stanislavski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BRECHT, Bertolt. Estudos sobre teatro. Tradução: Fiama Pais Brandão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

CARLSON, Marvin. Teorias do Teatro. São Paulo: Fundação. Ed. UNESP. 1997.

O Percevejo - Revista de teatro, crítica e estética. Nº 8: ´Teatro e artes plásticas´. Rio de Janeiro: UNI-RIO, 1999.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva.

GALíZIA, Luiz Roberto. Os processos criativos de Robert Wilson. São Paulo: Perspectiva.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 2005.

KOHLER, Carl. História do Vestuário. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1996.

MANTOVANI, Anna. Cenografia. São Paulo: ática, 1989.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança-teatro, cinema. São Paulo: Perspectiva, 1999. 2003.

ROUBINE, Jean Jacques. A linguagem da encenação teatral. Trad. Yan Michalski. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 1982.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. S.P.: Ed, Marins Fontes, 1996.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. Trad. Ingrid Dormien Koudela. SP: Perspectiva, 1979.

STANISLAVSKI, Constantin. A preparação do ator. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira., 1982.