UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Gestão Educacional I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09797
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Abordagem conceitual de administração e de administração escolar.

A administração, a organização do trabalho na sociedade capitalista e as concepções de gestão escolar: modelos conceituais.



OBJETIVO(S):

1- Conceber a administração/gestão como uma forma especial de trabalho, produzida pelo homem, com vistas à organização do trabalho coletivo na sociedade.

2- Conceber a administração e a administração escolar como práticas sociais e políticas, contraditórias e parciais, porque sujeitas aos condicionantes contextuais e subjetivos.

3- Relacionar a formulação do pensamento em administração com as formas de organização do trabalho na sociedade capitalista.

4- Compreender e analisar criticamente a influência do pensamento em administração nas concepções de administração escolar.




BIBLIOGRAFIA:

Chiavenato, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1997.

Fortuna, Maria Lucia de Abrantes. O perfil do administrador. Revista da Faculdade de Educação, Niterói/RJ, vol. 9, nª1,jan/jun, 1982.

Lodi, João Bosco. História da Administração. São Paulo: Pioneira, 1976, 48 edição.

Morgan, Gareth. Imagens da organização. São Paulo, Atlas, 1996.

Mota, Fernando Cláudio Prestes. Teoria Geral da administração: uma introdução. São Paulo: Pioneira, 1976,5ª edição.

Motta, Paulo Roberto. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record, 2001, 12ª edição.

Paro, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988, edição.