UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Didática I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09786
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Identificar e analisar as dimensões da didática e seu papel no ensino fundamental dentro do contexto político-educacional.

Identificar e analisa os elementos que complexificam a identidade docente, posicionando-se acerca de seu papel na sociedade.

Reconhecer, refletir e discutir as características da organização do trabalho docente e a dinâmica da escola e da sala de aula como espaços sócio-culturais.

Reconhecer o planejamento como condição para efetivação do processo ensino-aprendizagem.



OBJETIVO(S):

O papel da didática no contexto da prática pedagógica. O trabalho, a formação e a identidade do educador.

O cotidiano escolar, a ação docente e o projeto político-pedagógico na escola. O planejamento do processo ensino-aprendizagem.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-02787 Didática
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDRé, Marly (Org.). Alternativas do ensino da didática. São Paulo, Papirus, 1997.

LOPES, Antonio et alii. Repensando a didática. São Paulo, Papirus, 1991.

NóVOA, Antonio. Os professores e sua formação. Lisboa, Porto, Dom Quixote, 1992.

PIMENTA, Sema Garrido. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. São Paulo, USP, 1997, mimeo.

VEIGA, lima. A didática e suas relações. São Paulo, Papirus, 1996.

____________Projeto político-pedagógico na escola. São Paulo, Papirus, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.