UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Ciências da Natureza: Conteúdo e Método II
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP02-09782
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

EMENTA:

1. Ciência Processo: A Ciência na história: continuidades e/ou rupturas; A evolução histórica de alguns conceitos científicos básicos.

2. Ciência Produto: A origem, a evolução e a diversidade da vida.

3. A Ciência na escola: O papel da experimentação no ensino de Ciências Naturais e as condições para sua

implementação.



OBJETIVO(S):

- Compreender os processos históricos de produção de conhecimento científico.

- Dominar conceitos básicos das Ciências Naturais, particularmente aqueles que são desenvolvidos nas séries

iniciais do ensino fundamental.

- Compreender o papel da experimentação no ensino das Ciências Naturais.



PRÉ-REQUISITO 1:

FFP02-09775 Ciências da Natureza: Conteúdo e Método I  ou
FFP04-09786 Didática I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP02-01658 Fundamentos das Ciências da Natureza II
 
BIBLIOGRAFIA:

- CHASSOT, A. I. Para Que(m) é útil o Ensino da Ciência? Presença Pedagógica. BH, jan/fev 1995.

- CHASSOT, A. I. Ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

- DELlZOICOV, Demétrio et ANGOTTI, José André. Metodologia de Ensino de Ciências. São Paulo. Ed. Cortez. 1990.

- FRACALANZA, H et AMARAL, I. A. etGOUVEIA, N. S. E. o Ensino de Ciências no 1º Grau. São Paulo. Atual. 1986.

- LENTIN, Jean-Pierre. Penso, logo me engano! São Paulo. ática. 1996.

- WORTMANN, M. L. C. O estudo dos vertebrados na escola fundamental. São Leopoldo. Ed. UNISINOS. 1997.

- MUSEU DE AST. E CIENC. AFINS. Brincando com a Ciência: experimentos interativos de baixo custo. Rio de Janeiro: MAST, 1996.

- ARRIBAS, SP. Experiência de física ao alcance de todas as escolas. Rio de Janeiro.FAE, 1998.