UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Educação Especial
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09776
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O sujeito portador de necessidades educacionais especiais. A Política Nacional de Educação Especial: legislação, princípios básicos e modalidades de atendimentos. A educação do sujeito portador de necessidades educacionais especiais: procedimentos pedagógicos.



OBJETIVO(S):

- Conhecer e discutir o conceito e o desenvolvimento histórico da excepcionalidade;

- Conhecer e discutir sobre a Política de Educação Especial no Brasil: legislação, princípios básicos e modalidades de atendimento;

- Conhecer e discutir as diferenças dos sujeitos portadores de necessidades educacionais especiais: os conceitos, as causas, as características e os procedimentos pedagógicos.




BIBLIOGRAFIA:

ARANHA,Maria Salete Fábio. A inclusão social da criança com deficiência. Criança Especial. São Paulo,

Editora Roca (no prelo).



BAUMEL, R. ´Sugestões sobre Forma e Conteúdo das Diretrizes Curriculares para a Educação Especial´

(texto preliminar). São Paulo, FEUSP, 2001.



BRASIL,Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.

´Procedimentos de Elaboração do Plano Nacional de Educação.´ Brasília, INEP, 1997.



BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares

Nacionais: Adaptações Curriculares - estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília, MEC/SEF/SEESP, 1999.



BUENO, José Geraldo Silveira. ´Crianças com Necessidades Educativas Especiais, Política Educacional e a Formação de Professores: Generalistas ou Especialistas?´ in Revista Brasileira de Educação Especial (5), pp 7-25, 1999.



CARVALHO, Rosita Edler. ´Integração, inclusão e modalidades da educação especial´ in Revista Integração, 119-25, 1996.



CARNEIRO, Moaci Alves. LDB Fácil - leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. São Paulo, Editora Vozes, 1998, 28 edição.



COSTA, Valdelúcia A. A preparação dos deficientes para o trabalho. Ver. Integração. Brasília, SESP/MEC. Ano 2, nO4. out/nov/dez/89.



CONSELHO NACIONAL DE EDUCAçãO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001.

Diário Oficial da União, Brasília, 14 de setembro de 2001. Seção IE, p. 39-40.



FONSECA Eneida Simões da. Atendimento Pedagógico-Educacional para Crianças e Jovens

Hospitalizados: realidade nacional. Brasília, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais, 1999.



FONSECA Vítor da. Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.



GIMENEZ, Rafael (coord.). Necessidades Educativas 1997.



MONTOAN, Maria Tereza Eglér et alii A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma

reflexão sobre o tema. São Paulo, Memnon, Editora SENAC, 1997.



MAZZOTA, Marcos José da Silveira. Educação especial no Brasil - histórias e políticas públicas. São

Paulo, Editora Cortez, 1996.



SKLlAR, Carlos. ´Introdução: abordagens sócio-antropológicas em educação especial´. Em Skilar, C. (org) Educação e Exclusão, pp. 8-20. Porto alegre, Mediação, 1999.



SMITH, Corinne e Lisa Strick. Dificuldades de aprendizagem de A a Z, trad. Dayse Batista. Porto alegre,

ARTMED Editora, 2001.



STAINBACK, Susan e Willian Stainback. Inclusão: um guia para educadores; trad. Magda França Lopes.

Porto Alegre, artes Médicas Sul, 1999.



TOPCZEWSKI, Abram. Aprendizado e suas Desabilidades: como lidar? São Paulo, Casa do Psicólogo,

2000.



UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília,

CORDE, 1994.