UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Literatura Infanto Juvenil I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09773
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Texto literário e não-literário. Gêneros literários. Origem e caracterização do texto infanto-juvenil. Caráter plural da literatura. Intertextualidade e interdisciplinaridade. Elementos estruturais da narrativa. Metáfora. Metonímia. Símbolo. Alegoria. Tradição e ruptura. Estranho, Fantástico, Maravilhoso. Importância do imaginário.



OBJETIVO(S):

Fornecer instrumental teórico para o trabalho com o texto literário no Ensino Fundamental.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-07364 Fundamentos do Trabalho com o Texto Literário no Ensino Fundamental I
 
BIBLIOGRAFIA:

ARISTóTELES. Arte Poética.

AGUIAR E SILVA, V. M. Teoria Literária. Coimbra: Almedina.

CARA, S. A. A poesia lírica. São Paulo: Atica.

CARVALHO, B. V. A literatura Infantil: visão histórica e crítica. São Paulo: Global, 1985.

KHéDE, S. S. (Org.) Literatura Infanto-Juvenil: um gênero polêmico. Petrópolis, Vozes, 1983.

RODRIGUES, S. C. O fantástico. São Paulo: Atica.

ROSENFELD, A. Texto/contexto. São Paulo: Perspectiva.

SOARES, A. Os gêneros. São Paulo: ática.

ZILBERMAN, R et LAJOLO, M. Um Brasil para crianças. São Paulo: Global, 1986.

________________ Literatura infantil brasileira - Histórias e histórias. São Paulo: ática.