UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Tempo e Espaço: Geografia I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP05-09767
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

Fundamentos Metodológicos. Objetivo da Geografia. Método e Metodologia. Objetivo do ensino de Geografia. O homem e o espaço da sociedade capitalista. Levantamento de conceitos básicos. Programas e obras didáticas de geografia ( estudos sociais).

OBJETIVO(S):

Analisar a natureza, o âmbito e os propósitos da geografia no ensino fundamental. Problematizar a articulação

objetivo-conteúdo-método nos programas escolares de geografia (18 à 48 séries), a partir da análise da condição humana através dos eixos fundamentais da produção capitalista do espaço geográfico.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP05-01102 Geografia
 
BIBLIOGRAFIA:

ADAD, Shara J. H. C. et NOGUEIRA, Luzilene M. (1999). Escola: Máquina de Ver. In Revista Espaço da

Escola. Ijuí/RS: ed. Ijuí, ano 5, nO33/jul-set/99, p. 23-24.

ALMEIDA, Rosângela et PASSINI, Elza Y. (1999). O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. São Paulo:

ed. Contexto.

BRAGA, Rosalina Batista (1996). Construindo o amanhã: caminhos e descaminhos dos conteúdos geográficos

na escola elementar. São Paulo: Universidade de São Paulo, FFLCH, Departamento de Geografia, tese de

doutoramento.

CAVALCANTI, Lana de S. (1998). Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. Papirus Ed. Campinas

-SP.

COLlNVAUX-DE-DOMINGUEZ, Domenique (1997). Ensino de conceitos científicos: ciências sociais x ciências

naturais. In Revista do Laboratório de Ensino de História da UFF. Niterói/RJ, n01, ano 1, nov/97, p.37-44.

LACOSTE, Yves. A Geografia - Isso Serve, Em Primeiro Lugar, Para Fazer a Guerra. Papirus Ed. São Paulo-SP.

MEIRIEU, Philippe (1998). Aprender ...sim, mas como? Artes Médicas: Porto Alegre/RS.

MOREIRA, Ruy (1987). O Discurso do Avesso (para a crítica da Geografia que se ensina). Dois Pontos Ed.,

Rio de Janeiro-RJ.

PENTEADO, Heloisa Dupas (1994). Metodologia do Ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez.

PEREZ, Carmem Lúcia V. (1999). Ler o espaço para compreender o mundo: a função alfabetizadora da

Geografia. In Revista Presença Pedagógica, v. 5, nO28, julho/ago.

RESENDE, Márcia Spyer (1986). A Geografia do Aluno Trabalhador. São Paulo: Ed. Loyola.

SANTOS, Milton (1994). TéCNICA ESPAçO TEMPO - Globalização e meio técnico-científico-informacional.

Ed. HUCITEC, São Paulo-SP.

VESENTINI, José W. (1989). Geografia e Ensino - Textos Críticos. Papirus, Campinas-SP.

VYGOTSKY, L. S. (1989). A Formação Social da Mente. Martins Fontes, São Paulo-SP

VYGOTSKY, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes, São Paulo-SP.



DICIONáRIOS:

Dicionário Cartográfico - Cêurio de Oliveira. IBGE, RJ, 1983.

Dicionário Geológico/Geomorfológico. Antônio Teixeira Guerra, IBGE, RJ, 1993.

Dicionário de Geografia. Ed. Melhoramentos, São Paulo, 1996

OUTROS:

Análise das propostas curriculares dos estados e de alguns municípios das capitais para o ensino fundamental

(1995). Projeto MEC/UNESCO/FCC: subsídios à elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais. São

Paulo: Fundação Carlos Chagas.