UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação II
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09766
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

O projeto vencedor da República na sociedade brasileira. A constituição do campo educacional e a modernização da sociedade. A ´Era Vargas´ e as repercussões na educação. A luta pela democratização da escola e os movimentos em defesa da educação de base. Educação desenvolvimento e a Segurança Nacional: a prática educativa dos governos militares a partir da década de 60. Educação e transição democrática no Brasil no último quartel do século XX.



OBJETIVO(S):

Contribuir para a elaboração de uma reflexão crítica sobre problemáticas educacionais brasileiras objetivando a construção de um olhar investigativo acerca dos processos históricos contemporâneos.


BIBLIOGRAFIA:

ARANHA, Maria Lúcia A. História da Educação. São Paulo: Moderna, 1996.

BOMENY, Helena. Os intelectuais da Educação. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

FáVERO, Osmar (org.) A Educação nas Constituições Brasileiras 1823-1988. São Paulo: Autores

Associados, 2001 .

_______________. Cultura popular, educação popular: memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Graal, 1983.

LOPES, Eliana Marta T. [et. al.]. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SMOLKA, Ana L. B. et MENEZES, Maria Cristina (org.). Anísio Teixeira (1900-2000). Provocações em

Educação. São Paulo: Autores Associados, 2000.

XAVIER, Maria E., RIBEIRO, Maria L. et NORONHA, Olinda M. História da Educação. A escola no Brasil.

São Paulo: FTD, 1994.