UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: História da Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09760
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A História da Educação como conhecimento e disciplina escolar. A vertente cristã do renascimento

europeu e suas repercussões pedagógicas no Brasil. O iluminismo europeu e suas repercussões em

Portugal e no Brasil (as reformas pombalinas da cultura e da instrução pública). A instrução pública na construção do Estado Imperial: modelos pedagógicos estrangeiros e apropriações no debate e na prática pedagógica. Questões e desafios da educação brasileira na Colônia e no Império.



OBJETIVO(S):

Refletir sobre a educação brasileira na perspectiva da História, procurando estabelecer articulações, aproximações e distanciamentos entre o passado e o presente.

Contribuir para a compreensão do papel da História da Educação na formação do educador.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-03629 História da Educação II : Educação Brasileira
 
BIBLIOGRAFIA:

ARANHA, Maria Lúcia A. História da Educação. São Paulo; Moderna, 1996.

BINZER, Ina Von. Os meus romanos: alegria e tristezas de uma educadora alemã no Brasil. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1991.

LOPES, Eliana Marta T. [et. al.]. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SAVIANI, Demerval et LOMBARDI, José C. (org.) História e História da educação. O debate teóricometodológico

atual. São Paulo: Autores Associados, 1998.

SILVA, Adriana P. da. Aprender com Perfeição e sem Coação. Brasília: plano, 2000.

XAVIER, Maria e., RIBEIRO, Maria L. et NORONHA, Olinda M. História da Educação. A Escola no Brasil.

São Paulo: FTD, 1994.