UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Filosofia e Educação I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09758
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Pedagogia. (versão 3)
FFP - Pedagogia. (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Filosofia e educação. Matrizes fundamentais da Filosofia: interfaces e implicações sobre o processo educativo.

OBJETIVO(S):

- Estabelecer relações entre Educação e Filosofia, destacando a importância da reflexão filosófica sobre o fenômeno educativo.

- Compreender e avaliar as grandes matrizes do pensamento filosófico e suas implicações na constituição do pensamento pedagógico.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-01320 Filosofia da Educação
 
BIBLIOGRAFIA:

ARANHA,Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. SP, Moderna, 1996.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: Magia e técnica. arte e política. São Paulo, Editora Brasiliense, 1993.

CHAUI, M. Convite à filosofia. 12 ed. São Paulo: ática, 2000.

DANILO, Marcondes. Iniciação à história da filosofia. RJ, Zahar, 2001 .

_____________Textos básicos de filosofia. RJ, Zahar, 2001.

GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: ática, 2001.

GADOTTI, Moacir. Pensamento pedagógico brasileiro. São Paulo; ática, 1988

GRAMSCI, Antonio. Intelectuais e a organização da cultura. Tradução Carlos Nelson Coutinho. 8 ed. RJ:

Civilização Brasileira, 1981

GRAMSCI, Antonio. A concepção dialética da história. RJ: Brasiliense, 1991

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. SP, Cortez, 1994.