UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE FÍSICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICA APLICADA E TERMODINAMICA
DISCIPLINA: Oficina de Física
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FIS02-09741
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
3690
TOTAL 3 6 90

EMENTA:

Desenvolvimento de projetos de ensino de Física usando materiais reciclados ou de baixo custo. Utilização de ferramentas básicas de uma oficina de eletrônica, mecânica e carpintaria.



Conteúdo Programático



1 Mecânica:

1.1 leis de Newton e

1.2 princípio da conservação de energia mecânica.

2 Oscilações:

2.1 pêndulo simples;

2.2 ondas transversais e longitudinais e

2.3 ondas estacionárias e ressonância.

3 Fluídos

3.1 densidade;

3.2 princípio de Arquimedes e

3.3 princípio de Pascal.

4 Temperatura:

4.1 calor;

4.2 dilatação;

4.3 calorimetria e

4.4 propagação do calor.

5 ótica:

5.1 reflexão em espelhos planos e curvos;

5.2 refração e

5.3 lentes.

6 Eletricidade e magnetismo:

6.1 processos de eletrização;

6.2 circuitos em série em paralelo;

6.3 motor eletromagnético e

6.4 interação eletromagnética.



OBJETIVO(S):

Desenvolver no aluno habilidades e competências, a partir do conhecimento físico, para construir objetos e experimentos que mostrem a aplicação da Física e ser capaz de emitir juízo de valor em relação a situações sociais que envolvem aspectos físicos e/ou tecnólogos relevantes.


BIBLIOGRAFIA:

1. ALMEIDA, Ronaldo; FALCãO, Douglas. Brincando com a ciência. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2004.

2. ALVARES, Beatriz Alvarenga; LUZ, Antonio Máximo Ribeiro da. Curso de Física. São Paulo: Harba, 1993. 3v.

3. ARRIBAS, Santos Diez. Experiências de Física na escola. Niterói: EDIUFF, 1996.

4. GASPAR, Alberto. Experiências de ciências para o primeiro grau. 7. ed. São Paulo: ática, 1999.

5. Gonçalves, Dalton, Física: mecânica . Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico.

6. Gonçalves, Dalton, Física : do cientifico ao vestibular. Rio de Janeiro : Ao Livro Técnico.

7. MEC. Ciências físicas e naturais: 700 experiências: Diretoria de Ensino Industrial, 1965.

8. PEDRO, S.S. Experimentos em eletricidade para o ensino médio: uma abordagem qualitativa. 2005. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto de Física Armando Dias Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

9.RANGEL,F.L. Análise de redações de alunos de sexta e sétima séries sobre um experimento. 2005. 32f. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto de Física Armando Dias Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

10. ROSA, A.R. Desenvolvimento de experimentos didáticos de baixo custo para o ensino de magnetismo. 68f. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto de Física Armando Dias Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

11. SILVA, C.L. Uma proposta de ensino de Física à distância usando tirinhas. 2005. 58f. Monografia (Licenciatura em Física) - Instituto de Física Armando Dias Tavares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.