UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado III - Ciências
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IBRAG12-09705
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

- Alfabetização Científica.

- Transposição de conteúdos científicos no currículo das ciências

- Parâmetros Curriculares Nacionais no Ensino Fundamental.

- Prática docente no ensino de Ciências Naturais e Educação Especial.

- Modalidades didáticas e recursos pedagógicos no Ensino de Ciências



METODOLOGIA

- Aulas expositivas com utilização de recursos áudio visuais.

- Observação das atividades docentes em escolas do 3º e 4º segmento do Ensino Fundamental.

- Desenvolvimento de projetos e material institucional para o Ensino de Ciências Naturais.



AVALIAçãO

- Participação nas atividades propostas.

- Acompanhamento das atividades realizadas na escola.

- Entrega de relatórios referentes às atividades desenvolvidas.



OBJETIVO(S):

- Relacionar teoria e prática no ensino de Ciências na escola básica.

- Elaborar e executar planejamento de atividades de ensino de Ciências em unidades escolares.

- Vivenciar experiências de ensino de Ciências na escola.

- Planejar e desenvolver aulas de Ciências em diferentes modalidades didáticas, reconhecendo as especificidades das diversas situações escolares.



PRÉ-REQUISITO 1:

EDU02-11319 Didática / Estágio Supervisionado  ou
EDU02-08819 Estágio Supervisionado
 
BIBLIOGRAFIA:

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 7ª ed. São Paulo: ática, 1998

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Projetos Educacionais Especiais. Parâmetros

Curriculares Nacionais - Brasília, 1998;

CIêNCIA, éTICA E CULTURA NA EDUCAçãO. (Vários autores) São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 1998.

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994

DELIZOICOV, D. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

HAMBURGER, E. W. MATOS, C. (Orgs) O desafio de ensinar Ciências no século XXI. São Paulo: EDUSP, 2000.

KRASILCHIK. M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Papirus, 2004.

LOPES, A. MACEDO, E. (Orgs) Currículo de Ciências em debate. São Paulo: Papirus, 2004.

SACRISTAN, J. G. PéREZ-GOMES, A. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2002.