UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ENSINO DE CIENCIAS E BIOLOGIA
DISCIPLINA: Ensino de Ciências
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IBRAG12-09704
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
Eletiva DefinidaFIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 7)
QUI - Química (versão 2)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
Laboratório1 2 30
TOTAL 4 6 90

EMENTA:

1. A história da ciência e do ensino de Ciências no Brasil e no mundo.

2. Alfabetização e divulgação científica.

3. Legislação e currículo em ensino de ciências.

4. Avaliação em ensino de ciências.

5. Recursos e estratégias didáticas, materiais e novas tecnologias no ensino de ciências.

6. Espaços formais e não formais no ensino de ciências.

7. Ciências, Diversidade e inclusão na educação.

8. Ensino de ciências à distância.

9. Conteúdos teóricos básicos e a prática docente em ensino de ciências.

10. Projetos pedagógicos e de pesquisa em ensino de ciências.



Metodologia

A disciplina será ministrada de forma ativa e crítica. Serão realizadas(os):



Aulas expositivas com recursos audiovisuais;

Aulas práticas experimentais e de observação com material didático formal e improvisado;

Análise de livros didáticos e paradidáticos;

Jogos didáticos, maquetes e modelos;

Visitas e excursões didáticas.



Avaliação

Na avaliação serão consideradas: a participação nas atividades; a apresentação de trabalhos e as provas.



OBJETIVO(S):

Apresentar a história e o desenvolvimento da Ciência e do ensino de Ciências no Brasil e no mundo;

Descrever a importância da divulgação e da alfabetização científica e da pesquisa em ensino de ciências;

Propiciar a produção e a utilização de recursos, estratégias e metodologias, materiais e novas tecnologias para o ensino de ciências;

Caracterizar o desenvolvimento do ensino de ciências em espaços formais e não formais de educação;

Destacar a importância do ensino de ciências na consolidação de uma educação inclusiva;

Apresentar os limites e as possibilidades do ensino de ciências à distância;

Debater a legislação e as orientações oficiais relativas ao currículo de em ensino de ciências.

Descrever a importância e os diferentes tipos de avaliação em ensino de ciências;

Apresentar e debater os conteúdos teóricos básicos e a prática docente em ensino de ciências;

Subsidiar teórico e metodologicamente a elaboração de projetos pedagógicos e de pesquisa em ensino de ciências.



TRAVA:

68 créditos (Física - versão 5)
68 créditos (Física - versão 7)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IBRAG12-06147 Ensino de Ciências I
IBRAG12-06170 Ensino de Biologia I
 
BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H C (orgs) Linguagens, leituras e ensino de Ciências. Campinas: 1998.

APPLE, Michael W. Manuais escolares e trabalho docente - uma economia política de relações de classe e de gênero na educação. Lisboa-Portugal: Didáctica Editora, 2002.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? 7ª ed. São Paulo: ática, 1998

BLOUGH, Glenn O., SCHWARTZ, Julius , HUGGETT, Albert 1. Como ensinar ciências. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S.A., 1972.

BRASIL. Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências. Laboratório básico

polivalente de ciências para o 1º grau: manual do professor. Rio de Janeiro: FENAME/PREMEN/DEF,1978

CANIATO, Rodolpho. Com ciência na educação; ideário e prática de uma alternativa brasileira par o ensino da ciência. Campinas, SP: Papirus, 1989.

CHASSOT, Attico. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994.

DELIZOICOV, D. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e

Terra, 1997.

KRASILCHIK, Myriam (coord.). Ciência integrada. Projeto MEC/PREMEN/CECISP. São Paulo: Gráfica

Editora Hanburg, 1977.

LOPES, A. MACEDO, K(Orgs) Currículo de Ciências em debate. São Paulo: Papirus, 2004.

RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 2. ed. São Paulo: Cortez,

2001.

SILVA, Marly Cruz Veiga da, ROSA, Almir Fonseca. Guias de estudo de ciências 1, 2, 3, 4 e 5. Niterói,

RJ: Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, 1978.

VIEIRA, Candido Oromar Figueiredo et al. Iniciação à Ciência - 1.Rio de Janeiro: MEC/FENAME, 1978.

WEISSMANN, Hilda (org.). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões. Porto Alegre:

ArtMed, 1998.