UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCÂNTARA GOMES
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ECOLOGIA
DISCIPLINA: Educação Ambiental e Conservação
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: IBRAG10-09688
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Biotecnologia
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Meio Ambiente e Biodiversidade
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 5) Saúde

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
TOTAL 2 2 30

EMENTA:

1 - Elementos da História da E. A..Importância.

2 - Princípios e Características da E. A. . Formal e Informal.

3 - Os grandes eventos da Educação Ambiental.

4 - Investigando a prática da Educação Ambiental.

5 - Dimensões Humanas das Alterações Ambientais Globais.

6 - Conflitos sócio ambientais e a Educação Ambiental.

7 - Valores Ambientais. Conservação e Preservação associadas a E. Ambiental.

8 - Interpretação de casos.



METODOLOGIA: Aulas expositivas com a utilização de recursos audiovisuais. Avaliação de artigos e textos. Estudo e interpretação de casos reais.

AVALIAçãO: Provas escritas, estudos dirigidos, relatórios e/ou seminários. Exercícios práticos.



OBJETIVO(S):

Fornecer ao aluno de graduação conceitos de Educação Ambiental que o capacite na mudança

de hábitos e atitudes em relação a conservação e preservação ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.




BIBLIOGRAFIA:

DIAS. Genebaldo Freire. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 6ª ed. São Paulo: Gaia, 2000.

DíAZ, Alberto Pardo. Educação Ambienta1 como Projeto. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PáDUA, Suzana Machado, TABANEZ, Marlene Francisca. Educação Ambiental: caminhos trilhados no Brasil.

Brasília: IPê, 1997.

TRAJBER, Rachel et al. Avaliando a Educa cão Ambiental no Brasil. São Paulo: Gaia, 1996.

ZEPPONE, Rosimeire Maria Orlando. Educação Ambiental: teoria e práticas escolares. 1ª ed. Araraquara: JM Editora. 1999.