UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA
DISCIPLINA: Informática no Ensino de Matemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP06-09623
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaFFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O ensino de funções auxiliado pelas novas tecnologias.

- apresentação de softwares que gerem gráficos de funções, e discussão de atividades que agucem a curiosidade e auxiliem na construção do conceito de função;

Exploração do uso da calculadora no ensino de funções.. Discussão de paradigmas educacionais relacionados ao ensino à distância de matemática

O ensino da Geometria auxiliado pela informática.

- Apresentação de softwares de Geometria Dinâmica.

- Desenvolvimentos de atividades para o ensino da Geometria.

- Utilização de software educativo como ferramenta de solução de problemas de Geometria.

Outras possibilidades para o uso de tecnologias.

Paradigmas educacionais para o ensino à distância de Matemática auxiliado pela informática.



OBJETIVO(S):

Experimentar e avaliar o uso de tecnologias como metodologia do ensino de conteúdos matemáticos.

Desenvolver o espírito investigativo, explorando as possibilidades de experimentação que os recursos computacionais oferecem.




BIBLIOGRAFIA:

BORBA, Marcelo. Calculadora gráfica e Educação Matemática. Rio de Janeiro: MEM/USU, 1998.

BALDIN, Y. Y. e VILLAGRA, G. A. L. Atividades com Cabri-Géomètre II. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

LêVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1996.

COXFORD, A. et SHULTE, A. (org.) As idéias da álgebra. Trad. H. H. Domingues. São Paulo: Atual, 1995.

LINDQUIST, M. M. et SHULTE, A. P. (org.) Aprendendo e ensinando Geometria, trad. H. H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994.

TINOCO, Lúcia e Nasser, Lilian - Construindo o conceito de função - Projeto Fundão - UFRJ.

TINOCO, Lúcia e Nasser, Lilian -Curso Básico de Geometria : Enfoque didático - Projeto Fundão - Vol. 1,2, 3.