UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: Arte e Institucionalização
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ART01-09415
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O campo da arte e suas diversas mediações institucionais, papéis e atores. As noções de circuito, campo, sistema e rede, como constitutivas da noção de circuito de arte. Museus, galerias, centros culturais e espaços independentes e suas relações com a história, a crítica, a produção da obra de arte e o contexto sociocultural. Arte conceitual e crítica institucional. O circuito de arte e suas relações com o contexto da Globalização e das diferenças culturais. O circuito de arte no Brasil. Possibilidade de visitas a instituições de arte e cultura e viagens a cidades cujos patrimônios artísticos e culturais sejam de interesse para a disciplina.

OBJETIVO(S):

Identificar a presença de um circuito de arte e suas principais instituições, papéis e atores, enquanto instâncias mediadoras das relações de produção, crítica e circulação da obra de arte. Problematizar as relações de interdependência entre circuito institucional, obra de arte, sociedade e cultura e seus efeitos na produção e circulação das linguagens artísticas e dos principais tópicos de um debate crítico. Analisar a dinâmica própria do campo da arte como território de produção de saber mediado por instâncias constituintes deste campo. Investigar a topologia particular do circuito de arte em diferentes momentos históricos e contextos socioculturais, incluindo áreas de contato, contágio, fronteiras e limites. Discutir as relações de diferença e complementaridade entre diversos circuitos, em nível local, regional ou global. Determinar as modalidades de relações estabelecidas entre obra de arte e instituição.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART02-07321 Circuito de Arte
 
BIBLIOGRAFIA:

BHABHA, Homi K. O Local da Cultura, Belo Horizonte, UFMG, 2003.

BOURDIEU, Pierre, HAACKE, Hans. Livre-Troca: Diálogos entre ciência e arte, Bertrand Brasil, 1995.

BRITO, Ronaldo. ´Análise do circuito´ e ´O moderno e o contemporâneo (o novo e o outro novo)´. In: Sueli de Lima (Org.). Experiência crítica -textos selecionados: Ronaldo Brito, São Paulo, Cosac Naify, 2005.

O´DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco, São Paulo, Martins Fontes, 2003.

PARENTE, André (Org.). Tramas da rede, Porto Alegre, Editora Sulina, 2004.

VENâNCIO FILHO, Paulo. ´Lugar nenhum: o meio de arte no Brasil´, in Ricardo Basbaum (Org.), Arte contemporânea brasileira, Rio de Janeiro, Contra Capa, 2001.