UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: História da Arte VI
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: ART01-09410
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

A crise das vanguardas e a tradição do novo; o moderno e o contemporâneo; as principais correntes artísticas da contemporaneidade, suas obras e artistas mais significativos; os limites do formalismo, os novos meios (instalação, performance, video-arte, etc.) e o campo experimental; o campo ampliado da arte contemporânea; arte e sistema de arte; as transformações da esfera pública e seu impacto no campo da arte; a utilização de estratégias comunicativas e de novas tecnologias da comunicação; questões do espaço pluri-sensorial; a obra aberta e a participação do espectador; a problematização da imagem; questões culturais, de gênero e de identidade. Possibilidade de visitas a monumentos, instituições de arte e cultura e viagens à cidades cujos patrimônios artísticos e culturais seja de interesse para a disciplina - trabalho de campo.

OBJETIVO(S):

Problematizar a Arte Contemporânea, enfocando os principais artistas e correntes artísticas - da crise da Escola de Nova York e do Modernismo Europeu às transformações processadas nas últimas décadas, abordando a ampliação dos campos fenomênico, cultural e conceitual da arte.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART01-07286 História da Arte VI
 
BIBLIOGRAFIA:

BATTCOCK, Gregory. A Nova Arte. São Paulo: Perspectiva, 1975.

HONNEF, Klaus. Arte contemporânea. Colonia: Taschen, 1990.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

RESTANY, Pierre. Os Novos Realistas. São Paulo: Perspectiva, 1979.

ROSEMBERG, Harold. A tradição do novo. São Paulo: Perspectiva, 1974.