UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE ARTES
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTORIA DA ARTE
DISCIPLINA: Arte e África
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: ART01-09394
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - História da Arte (versão 1)
Eletiva DefinidaART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica3345
TOTAL 3 3 45

EMENTA:

A áfrica como unidade geo-política e cultural - da invenção eurocêntrica às políticas atuais. Arte e cultura: alteridade nas relações entre áfrica e Ocidente. Sociedades da áfrica como unidades culturais inventadas pelo eurocentrismo Arte e cultura: os ´outros´ do Ocidente. A produção artística e o sistema de arte na áfrica. A incorporação da ´arte negra´ no sistema cultural moderno. A questão do primitivismo e suas relações com a produção e o sistema artísticos, da Idade Moderna à contemporaneidade.

OBJETIVO(S):

Estudar a arte nas sociedades da áfrica. Analisar os fundamentos, as práticas e as reflexões das próprias sociedades sobre arte. Estudar os desdobramentos artísticos do contato dessas culturas entre si e com as ocidentais. Rever as leituras que o eurocentrismo produziu: da historiografia colonialista aos estudos culturais recentes.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

ART01-07307 Arte na África e na Oceania
 
BIBLIOGRAFIA:

APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a áfrica na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

BELTING, Hans. ´Arte híbrida? Um olhar por trás das cenas globais´. In: Arte et Ensaios, Rio de Janeiro, EBA/UFRJ, ano IX, n. 9, 2002, p. 166-175.

DIDI-HUBERMAN, Georges. ´O ancronismo fabrica a história: a inatualidade de Carl Einstein´. In: ZIELINSKY, Mônica (organizadora). Fronteiras: arte, crítica e outros ensaios. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003, pp. 19-53.

FOSTER, Hal. ´O inconsciente ´primitivo´ da arte moderna ou pele branca, máscaras negras´. In: --. Recodificação: Arte, Mídia, Espetáculo. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996, pp. 235-271.

GELL, Alfred. ´A rede de Vogel: armadilhas como obras de arte e obras de arte como armadilhas´. In: Arte et Ensaios, Rio de Janeiro, EBA/UFRJ, ano VIII, n. 8, 2001, pp. 174-191.

JUNGE, Peter (org.). Arte da áfrica. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2003.

PERRY, Gill. ´O primitivismo e o moderno´. In: HARRISON, Charles [et alii]. Primitivismo, Cubismo, Abstração. São Paulo: Cosac et Naify, 1998.

PRICE, Sally. Arte primitiva em centros civilizados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2000.