UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE MATEMATICA APLICADA
DISCIPLINA: História da Matemática
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: IME06-09338
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
IME - Matemática (versão 7)
Eletiva RestritaIME - Matemática (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Visão do que é matemática e suas características. Matemática do antigo egito e da mesopotânia. Os pitagóricos. Teoria das proporções de eudóxo. A geometria euclidiana. Geometrias não-euclldianas. Resolução de equações algébricas - a matemática árabe e indiana. Introdução a história do cálculo - Newton e Leibniz. A matemática de Euler. Construção dos números reais- Cauchy e Dedekind.contribuições de cantor e Hilbert . Criptografia.

OBJETIVO(S):

Introduzir a história da matemática através de problemas clássicos das suas diversas áreas, procurando despertar nos alunos um crescente interesse pela matemática.

PRÉ-REQUISITO 1:

IME01-09303 Análise I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

IME06-03143 Filosofia da Matemática
 
BIBLIOGRAFIA:

BOYER. C.B: HISTóRIA DA MATEMáTICA. EDGAR BLUCHER. SãO PAULO. 1974.



COURANT. R E ROBBINS. H: O QUE é MATEMáTICA? . CIêNCIA MODERNA. RIO DE JANEIRO. 2000.



SINGH. S: O úLTIMO TEOREMA DE FERMAT. RECORD. 1998.



SINGH. S: O LIVRO DOS CóDIGOS. RECORD. 2001.



DA SILVA. M. M: CURSO INSTRUMENTAL PARA O ENSINO DA MATEMáTICA - HISTóRIA DA MATEMáTICA ATRAVéS DE PROBLEMAS. INSTITUTO DE MATEMáTICA - UFF. CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL - EB. 2005.