UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Estágio Super do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I
CARGA HORÁRIA: 120 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP01-09239
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio4 8 120
TOTAL 4 8 120

EMENTA:

Preparação e acompanhamento de estágio orientado nas escolas cadastradas.

OBJETIVO(S):

Planejar e vivenciar as atividades profissionais do ambiente escolar do Ensino Fundamental.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09233 Fundamentos e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura I
TRAVA:

90 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 2)
 
BIBLIOGRAFIA:

ABAURRE, Maria Bernadete Marques. ´(Re)escrevendo: o que muda? In: ABAURRE, M.B.M.; FIAD, Raquel Salek; MAYRINK-SABINSON, Maria Laura T. Cenas de aquisição da escrita - o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas, São Paulo: Associação de Leitura do Brasil/ Mercado de Letras, 1997. pp.117-51.

CANDAU, Vera. (org.). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 2000.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: ática, 2002.

LOURO, Guacira Lopes.´A construção escolar das diferenças.´ In:___. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis:Vozes, 1998.pp.57-87.

MINISTéRIO DA EDUCAçãO. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental- Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

MORANDI, Franc. Modelos e métodos em pedagogia. Bauru/ São Paulo: EDUSC, 2002.

NEVES, Iara Conceição Bitencourt et al (orgs.) Ler e escrever / compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Universidade / UFRGS, 2001.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. O discurso pedagógico: a circularidade. 2 Ed.ver. e aum. In: ___. A linguagem e seu funcionamento - as formas do discurso.Campinas/São Paulo: Pontes, 1987.pp.15-23.

PERRENOUD, Philippe. ´Dez competências para uma nova profissão´. Porto Alegre: Pátio.Ano V, no. 17, mai/jun/jul 2001.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1996.

SABOYA, Jorge. LDB comentada et fundamentos da educação. Rio de Janeiro: Auriverde, s.d..

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

ZILBERMAN, r. et SILVA, E.T. Leitura em crise na escola: alternativas do professor. 11a.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.