UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Fundamentos e Prática do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09238
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

I- Planejamento pedagógico. II- Análise dos princípios e/ou pressupostos dos PCNLP para o Ensino Médio. III- Leitura e interdisciplinaridade. IV- Literatura no Ensino Médio

OBJETIVO(S):

Praticar e experienciar atividades didáticas em Língua Portuguesa e Literatura, a partir de reflexão e análise de orientações e procedimentos pedagógicos adequados ao Ensino Médio.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09226 Metodologia Ensino Língua Portuguesa e Literatura I
PRÉ-REQUISITO 2:

FFP01-09232 Metodologia Ensino Língua Portuguesa Literatura II
 
BIBLIOGRAFIA:

FREIRE, Paulo . ´A importância do ato de ler em três artigos que se complementam.´ 28a. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

FREITAS, Maria Teresa A. et COSTA, Sérgio Roberto. (orgs.). Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: UFJF, 2002.

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

LEAHY-DIOS, Cyana et LAGE, Claudia. Língua e literatura - Uma questão de educação? Campinas, SP: Papirus, 2001.

MINISTéRIO DA EDUCAçãO. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio - Parte II Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, 2000.

____ PCN + Ensino Médio: orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: Ministério da Educação, 2000. pp. 1-22; 55-92; 239-241

KATO, Mary. No mundo da escrita. São Paulo: ática, 1986.

_____. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

KLEIMAN, ângela B.. Oficina de leitura. Teoria et prática. Campinas/São Paulo: Pontes, 1993.

MORICONI, ítalo. Como e por que ler a poesia brasileira do séc. XX .Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

PERINI, Mário A. Sofrendo a gramática: ensaios sobre a linguagem. São Paulo: ática, 2003.

SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim et alli. Gêneros orais e escritos na escola..Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.

VAL, Maria da Graça. Redação e textualidade. São Paulo: ática, 1988.