UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Linguística III
CARGA HORÁRIA: 45 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP01-09229
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica1115
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 2 3 45

EMENTA:

As ciências cognitivas e a Psicolingüística. Antecedentes da Psicologia Cognitiva. Psicolingüística: objeto de estudo, objetivos, principais conceitos. Noções gerais de Psicolingüística. Visão histórica. Linguagem e Cognição. Processos de compreensão e produção da linguagem. Aquisição da linguagem e o ensino: diferentes abordagens. Hipótese inatista. Abordagem sócio-interacionista e empiricista. Visão construtivista de Piaget. Princípios da Gramática gerativa.

OBJETIVO(S):

1.Conhecer os fundamentos básicos relativos à Psicolingüística como uma ciência cognitiva, buscando alcançar consciência crítica quanto às diferentes necessidades requeridas por tarefas de aquisição, compreensão e produção da linguagem humana.

2. Fornecer subsídios para que o desempenho didático do aluno seja favorecido por uma percepção mais precisa e abrangente dos fenômenos de sua língua.

3. Habilitar o aluno para a atividade docente no tocante à importância que os processos de aquisição, compreensão e produção da linguagem têm para o ensino de L1 e L2.



PRÉ-REQUISITO 1:

FFP01-09219 Linguística I
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-05949 Linguística II
 
BIBLIOGRAFIA:

EYSENCK, M.W. et KEANE, M.T. (1990) Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas.

FROMKIN, V. et RODMAN, R. (1993) Introdução à linguagem. Coimbra: Livraria Almedina.

FARIA, Isabel Hub; PEDRO, Emília R.; DUARTE, Inês et GOUVEIA, Carlos A. M. (org.) (1996) Introdução à Lingüística Geral e Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.

KATO, Mary (1990) No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística.. São Paulo: ática.

KLEIMAN, A . (1993) Oficina de leitura. Campinas: Pontes.

LOBATO, L. M. P. (1986) Sintaxe gerativa do português. Da teoria padrão à teoria da regência e ligação. Belo Horizonte: Vigília.

LYONS, J. (1987) Lingua(gem) e Lingüística: uma introdução. Rio de Janeiro: Guanabara.

MEHLER, J et DUPOUX, E. (1995) Nascer humano. Lisboa: Instituto Piaget (http:www.ipiaget.pt/)

PINKER, Steven. O instinto da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2002.

SCLIAR-CABRAL, L. (1991) Introdução à Psicolingüística. São Paulo: ática.

SLOBIN, D. I. (1980) Psicolingüística. São Paulo: Companhia Editora Nacional.