UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE LETRAS
DISCIPLINA: Metodologia Ensino Língua Portuguesa e Literatura I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP01-09226
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

I- Questões de ordem conceitual. II- A contribuição das propostas dos PCNLP. III- A Leitura como Interação. IV- Procedimentos para valorização da leitura e escrita de textos literários. V- Aspectos metodológicos no ensino de gêneros textuais. VI- Procedimentos pedagógicos relativos ao uso lingüístico e à norma culta em leitura e produção de textos.

OBJETIVO(S):

Apresentar e discutir questões de ordem conceitual e procedimentos metodológicos, com base na proposta dos PCNLP em relação à leitura e produção de gêneros textuais diversos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP01-06604 Metodologia do Ensino de Língua e Literatura da Língua Portuguesa
 
BIBLIOGRAFIA:

ABAURRE, Maria Bernadete Marques.´O que revelam os textos espontâneos sobre a representação que faz a criança do texto escrito?´ In: KATO, Mary. (org.) A concepção da escrita pela criança. 2 ed..Campinas? São Paulo: Pontes, 1992, pp.135-42.

_______. O método e o dado no estudo da linguagem. In: CASTRO, M.F.P..(org..) São Paulo/Campinas: Unicamp, 1996.

CORACINI, Maria José.(org.) O jogo discursivo na aula de leitura. Campinas/São Paulo: Pontes, 1995.

DELLORS, Jacques. (org.) Educação: um tesouro a descobrir. (relatório para a UNESCO da Comissão Internacional para a Educação do Século XXI.. São Paulo: Cortez, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. São Paulo: ática, 2002.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Que é língua? In: XAVIER, Antonio Carlos e CORTEZ, Suzana (orgs.) Conversas com lingüistas: virtudes e controvérsias da lingüística. São Paulo: Parábola, 2003.

MARIANI, Bethânia. Leitura e condição de leitor. In: Yunes, Eliana (org.) Pensar a leitura: complexidade. Rio de Janeiro, Ed. PUC Rio; São Paulo: Loyola, 2002. pp110-11.

MINISTéRIO DA EDUCAçãO. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

ZILBERMAN, r. et SILVA, E.T. Leitura em crise na escola: alternativas do professor.11a.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.