UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE CIENCIAS
DISCIPLINA: Introdução ao Pensamento Biológico
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP02-09145
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica2230
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 3 4 60

EMENTA:

A ciência e as outras formas de conhecimento do mundo; a ciência como processo, produto e Instituição; características do conhecimento científico; ciências factuais e abstratas; ciências sociais e naturais. Ciência e Filosofia: principais correntes da filosofia da ciência (racionalismo, empirismo e construtivismo); método(s) científico(s): indução e dedução; método hipotético-dedutivo; ciência normal e paradigmas, mudança de paradigma, verdade científica. Características da produção do conhecimento biológico; desenvolvimento de novos conceitos; experimentação versus comparação; características especiais dos organismos vivos; redução e emergência. A história da construção de diferentes conceitos biológicos. Ciência e verdade. Os aspectos éticos da produção e utilização do conhecimento científico, em geral, e biológicos, em particular: ciência, ética e poder.

OBJETIVO(S):

Discutir as principais correntes filosóficas da ciência. Entender as diferentes visões da metodologia científica;

Compreender o processo de construção e afirmação da Biologia enquanto ciência;

Reconstruir a história da construção de importantes conceitos biológicos;

Discutir os aspectos éticos da produção e utilização dos conhecimentos científicos, em geral, e biológicos, em particular.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP02-02364 Biologia I
 
BIBLIOGRAFIA:

ANDERY, Maria Amália et al. Para compreender a Ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo:EDUC,2003.

BUICAN, Denis. Darwin e o darwinismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

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CHAUí, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: ática, 1996.

CHRéTIEN, Claude. A Ciência em Ação. Campinas: Papirus, 1994.

FREIRE-MAIA, Newton. A Ciência por Dentro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

KNELLER, George F. A Ciência como atividade humana. Rio de Janeiro e São Paulo: Jorge Zahar e EDUSP.

LENTIN, Jean-Pierre. Penso, logo me engano. São Paulo: ática, 1996.

LUNGARZO, Carlos. O que é Ciência. São Paulo: Brasiliense, 1993.

MAYR, Ernst. O Desenvolvimento do Pensamento Biológico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998.

ROSE, Michael. O Espectro de Darwin. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

ROTHMAN, Tony. Tudo é relativo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2005.

SILVER, Brian L. A Escalada da Ciência. Florianópolis: UFSC, 2003.

THUILLER, Pierre. De Arquimedes a Einstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

WITKOWSKI, Nicolas. Uma história sentimental das Ciências. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.