UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE GEOGRAFIA
DISCIPLINA: Oficina de Leitura e Produção de Textos II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: FFP05-09095
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Geografia (versão 2)
Eletiva Universalpara todos os cursos da UERJ

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

Fundamentos da produção e leitura de textos, como leitura do mundo. Produção do conhecimento. Fundamentos do conhecimento na vida cotidiana. Subjetividade e realidade subjetiva. Objetividade e realidade objetiva. Conceito, categorias, teoria, argumentação na ciência. Prática de leitura e produção textos*. Introdução à produção de texto científico universitário: Apresentação: objetivos e justificativa, Desenvolvimento e argumentação. Introdução à produção de textos para crianças. Apresentação e adequação ao nível pedagógico infanto-juvenil. Adequação da linguagem do conhecimento científico ao nível do ensino básico e/ou médio. Prática Laboratorial.

OBS.* ( o conteúdo dos módulos serão textos geográficos selecionado pelo professor responsável).



OBJETIVO(S):

Averiguar a problemática da produção do conhecimento: Fundamentos do conhecimento na vida cotidiana. Objetividade. Subjetividade. História e consciência científica. História e consciência popular. Identificar diferenças entre conceito, categorias, teoria, argumentação na análise de textos científico-geográficos. Compreender diferenças entre artigo, relatório, texto didático em diferentes níveis de ensino e diferentes faixas etárias. Criar textos, averiguando as diferentes abordagens da literatura acadêmica em Geografia, em distintos níveis de ensino.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP05-09090 Oficina de Leitura e Produção de Textos I
 
BIBLIOGRAFIA:

BERGER, Peter L. et LUCKMANN, Thomas. A Construção social da realidade. Petrópolis: Editora Vozes, 1974.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e organização da Cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988. 6a edição .

KAPLAN, Abraham. A conduta na pesquisa: metodologia para as ciências do comportamento. São Paulo:USP, 1972.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

FREIRE, Paulo et. al. Fazer escola, conhecendo a vida. Campinas: Papirus Editora, 1995.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do Homem. São Paulo: Hucitec, 1991.

Observação: entrarão na bibliografia também referências bibliográficas geográficas para o exercício da Parte II do programa de acordo com as orientações do professor responsável pela disciplina.