UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Políticas Públicas e Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09076
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)
FFP - Geografia (versão 2)
FFP - História (versão 2)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
FFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Contexto histórico da estruturação política do ensino e das lutas por educação pública no Brasil. As principais

reformas educacionais brasileiras, os projetos em disputa na sua formulação e os mecanismos de sua

implementação. Análise crítica dos determinantes da estrutura e funcionamento da educação básica e das

políticas educacionais do Brasil contemporâneo.



OBJETIVO(S):

Analisar a estrutura de Estado e a produção das políticas públicas sociais.

Correlacionar a estrutura do ensino no Brasil à estrutura política, ao longo do século XX.

Analisar os processos de mobilização da sociedade civil e suas propostas em torno da educação, no contexto da

elaboração da Constituição Federal de 1988.

Analisar as diretrizes nacionais que orientam as políticas educacionais no contexto do neoliberalismo.

Discutir os fundamentos da legislação contemporânea para a área da educação, tendo por referência programas

governamentais federais, estaduais e municipais destinados a implementar reformas educacionais.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-07363 Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio
 
BIBLIOGRAFIA:

BONAMINO, Alicia C. de. Tempos de avaliação educacional: o SAEB, seus agentes, referências e tendências. RJ, Quartet, 2002

DAVIES, Nicholas. O FUNDEF e o orçamento da educação: desvendando a caixa preta. Niterói, 1998.

FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo, Ed. Cortez, 1989

GERALDI, Corinta Ma. Grisolia. Algumas condições de produção dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Em:

Revista de Educação AEC, Nº. 100, 1996.

GHON, Ma da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo, Cortez, 1994

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. (Edição e Tradução: Carlos Nelson Coutinho). Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 2001. Vol. 111.

LESBAUPIN, Ivo. O desmonte da nação: balanço do governo FHC. Petrópolis: Ed. Vozes, 2000.

PATTO, Ma Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo, TA Queiroz Editor, 1993

ROMANELLI, Otaíza. História da educação no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1978.

SAVIANI, Demerval. A nova Lei da educação - LDB - Trajetória, limites e perspectivas. São Paulo, Editora Autores Associados, 1999.

TOMMASI, L; WARDE, M., HADDAD, S. (Orgs.) O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo, Cortez, 1999.