UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: FFP04-09075
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)
FFP - Geografia (versão 2)
FFP - História (versão 2)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
FFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

EMENTA:

A Prática de Ensino no contexto da Formação de Professores. Trajetórias de vida e profissão: outros espaços/tempos de formação. Os espaços educativos e a práticas docentes. As diferentes possibilidades de atuação docente e a diversidade dos processos de aprendizagem. As instituições escolares e os projetos educativos. A formação do professor pesquisador. A pesquisa como eixo do trabalho pedagógico. O cotidiano escolar como espaço de reflexão/ação.

OBJETIVO(S):

Conhecer o contexto histórico-legal do componente curricular ´Prática de Ensino´, discutindo criticamente as concepções presentes em diferentes momentos da História da Educação e levantando as necessidades de formação do contexto atual. Identificar o magistério como locus fundamental da formação docente, levando em conta outros espaços educativos que contribuem para a formação e construção da identidade docente. Reconhecer as histórias de vida dos(as) estudantes, suas trajetórias e práticas educacionais como eixos na construção da identidade docente. Reconhecer o cotidiano escolar como espaço sociocultural, locus de construção do(a) professor(a)-pesquisador(a) que, individual e coletivamente, vai percebendo pela investigação-ação-reflexão, a indissociabilidade prática-teoria-prática. Colocar em diálogo e analisar os condicionantes históricos, culturais, sociais, políticos, econômicos e subjetivos das práticas docentes em escolas de Ensino médio e Fundamental.

PRÉ-REQUISITO 1:

FFP04-09072 Didática
TRAVA:

68 créditos (Ciências Biológicas - versão 2)
70 créditos (Matemática - versão 2)
74 créditos (Geografia - versão 2)
78 créditos (História - versão 2)
73 créditos (Letras - Port / Literatura - versão 2)
78 créditos (Letras - Port / Inglês - versão 2)
 
DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-07029 Prática de Ensino I
 
BIBLIOGRAFIA:

ALVES, N. GARCIA, R. L. (orgs.) 1999. O sentido da escola. Rio de Janeiro: DPetA.

________. 2000. A invenção da escola a cada dia. Rio de Janeiro: DPetA.

DAYRELL, J. (org.) 2001. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed UFMG.

ESTEBAN, M. T, ZACCUR, E. (orgs.) 2002. Professora-pesquisadora uma práxis em construção. Rio de Janeiro: DPetA.

FIGUEIREDO, H. G. F. A Prática de Ensino na FFP - notas para reflexão.

FILHO, A., CASTELLANO, S. (orgs.). 2002. Cultura e conhecimento de professores. Rio de Janeiro: DPetA.

FREIRE, P. 2000. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra.

________. 2003. pedagogia do Oprimido. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra.

GERALDI. C. M. G. , FIORENTINI, D., PEREIRA, E. M. A. (orgs.). 1998. cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras.

GOMES, N. L. , SILVA, P. B. G. e (orgs.) 2002. Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica.

GUSMãO. N. M. M. (org.) 2003. Diversidade, cultura e educação - olhares cruzados. São Paulo: Biruta.

LOURO, G. L. 1997. Gênero, sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes.

MONTEIRO, A. M. A Prática de Ensino e a produção de saberes na escola. In: SILVA, A. M. M. et all. 2000. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DPetA.

NóVOA, A. 1992. Vidas de Professores. Porto: Porto.

PIMENTA, S. G. 1997. O estágio na formação de professores - unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez.

VASCONCELOS, G. A. N. (org.). 2000. Como me fiz professora. Rio de Janeiro: DPetA.