UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Filosofia da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09073
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)
FFP - Geografia (versão 2)
FFP - História (versão 2)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
FFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

Relações entre Filosofia e Educação no transcurso da História do Pensamento no Ocidente. A formação e o significado histórico dos saberes e as concepções de homem, sociedade e educação em cada período. Os fundamentos filosóficos das principais concepções e tendências da educação. As contribuições da Filosofia política na Formação do Educador. As questões contemporâneas da Filosofia e os desafios no campo educacional.

OBJETIVO(S):

Estabelecer relações entre Educação e Filosofia, destacando a importância da reflexão filosófica sobre o fenômeno educativo. Compreender e avaliar as grandes matrizes do pensamento filosófico e suas implicações na constituição do pensamento pedagógico. Analisar criticamente os fundamentos filosóficos subjacentes às principais tendências do pensamento educacional. Possibilitar a discussão sobre os desafios educacionais contemporâneos.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-05111 Filosofia da Educacao I
 
BIBLIOGRAFIA:

ARANHA,Maria Lúcia Arruda. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1996.

ARANHA, Maria Lúcia Arruda et MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. 3ª ed.,São Paulo: Moderna, 2003.

CHAUI, M. Convite à filosofia. 12ª ed., São Paulo: ática, 2000.

DANILO, Marcondes. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

____________. Textos básicos de filosofia. RJ, Zahar, 2001.

GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. 8ª ed., São Paulo: ática, 2001.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

MORIN, Edgar e MOIGNE, Jean-Louis Le. A inteligência da complexidade. São Paulo, Fundação Peirópolis, 2000.

____________. A Religação dos Saberes. São Paulo: Bertrand Brasil, 2001.