UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE S. GONÇ
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE EDUCACAO
DISCIPLINA: Psicologia da Educação
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: FFP04-09071
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaFFP - Ciências Biológicas (versão 2)
FFP - Geografia (versão 2)
FFP - História (versão 2)
FFP - Letras - Port / Inglês (versão 2) Português - Inglês
FFP - Letras - Port / Literatura (versão 2) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
FFP - Matemática (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

O objeto de estudo e os conteúdos da Psicologia da Educação: Conceitos básicos dos principais paradigmas da

Psicologia e suas repercussões nas concepções de homem, sociedade e educação escolarizada. Relações entre

Psicologia e processo educativo. Desenvolvimento e interação social - a construção do conhecimento e a

produção da subjetividade. Concepção sócio-interacionista na escola - a ação do professor no desenvolvimento do indivíduo. Infância, Adolescência e Contemporaneidade. O compromisso social da Psicologia e da Educação.



OBJETIVO(S):

Analisar as principais contribuições das teorias psicológicas relevantes para a compreensão da construção da

subjetividade no processo educativo.

Compreender a participação da Psicologia na constituição epistemológica do trabalho docente.

Reconhecer as implicações dos principais paradigmas da Psicologia da Educação nas práticas escolares em

consonância com a realidade sócio-histórico-cultural da escola.

Discutir a complexidade das relações de inter -subjetividades presentes nos processos educativos.



DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

FFP04-05960 Psicologia da Educação I
 
BIBLIOGRAFIA:

BOCK, A. M. B. et FURTADO, O. et TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13a

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CALLlGARIS, C. A adolescência. São Paulo: Publifolha. 2000.

CUNHA, Marcus Vinícius. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro: DPetA, 2000.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione,

1997.

PATTO, Maria Helena. A produção do fracasso escolar- histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Queiroz,

1996.

PIAGET, Jean. Seis estudos de Psicologia. 18a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1991.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.) Psicologia et Educação: revendo contribuições. São Paulo: Educ,

2003.

SALVADOR, César Coll. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas,

1994.

SOUZA, Solange Jobim (Org.) Ressignificando a Psicologia do Desenvolvimento: uma contribuição crítica à

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Papirus, 1996. p. 39-55.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5a ed.

São Paulo: Martins Fontes, 1994 .

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