UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE FISICO-QUIMICA
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Físico-Química
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: QUI05-09013
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaQUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

Selecionar e desenvolver tópicos da Físico-Química que possibilitem a discussão e a compreensão de temas do cotidiano, enfatizando as questões sociais, econômicas e ambientais.

OBJETIVO(S):

Desenvolver tópicos específicos de Físico-Química sob uma abordagem contextualizada para o ensino médio.


BIBLIOGRAFIA:

Baird, Colin; Química Ambiental; Ed. Bookman, 2ª ed, 2002.

Borgford, Christie L. e Summerlin, Lee R.; Chemical Activities, American Chemical Society, 1988.

Barrow, Gordon M.; Physical Chemistry; Mc-Graw Hill Book Company, 5th ed, 2008.GEPEC; Interações e Transformações, vol. I e II; Ed. USP, SP, 3ª ed, 2001.

Periódicos: Química Nova na Escola, Education in Chemistry, Journal of Chemical Education, Science Education.