UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE QUIMICA GERAL E INORGANICA
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Química I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: QUI01-08997
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaQUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

Ciência, Tecnologia e Sociedade: para que (m) ensinar Química?

Estudo crítica da legislação pertinente ao sistema regular de ensino (Lei de Diretrizes e Bases - LBD e Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN).

Levantamento dos principais problemas da disciplina Química, no Ensino Médio.

O Ensino de Química e a formação da cidadania.

I - Linguagem Química como forma de ler o mundo;

II - Conteúdos, metodologias e formas de avaliação no Ensino Médio,

III - A Capacitação do aluno de Ensino Médio para o domínio dos princípios científicos e tecnológicos da produção.



OBJETIVO(S):

Discutir o ensino de química como forma de difusão do conhecimento e da formação da cidadania.

DISCIPLINA(S) CORRESPONDENTE(S):

QUI01-06717 Metodologia do Ensino de Química
 
BIBLIOGRAFIA:

BRASIL.-Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro

de 1996.

__________ Ministério da Educação - MEC - Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio- Brasília : MEC/Semtec, 1998a.

__________Ministério da Educação - MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica

- Semtec. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros

Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

CHASSOT, A. I. Para Que(m) é útil o Ensino? Canoas: Ed. ULBRA, 1995.

LUTFI, M. Cotidiano e Educação em Química. Ijuí: Ed. UNIJUí, 1992.

LUTFI, M. Os Ferrados e os Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: Ed. UNIJUí, 1992.

GEPEQ -Interações e Transformações I e II. São Paulo: Ed. USP, 1995.

MALDANER, O. A Construção de Conceitos Fundamentais. Ijuí: Ed. UNIJUí, 1992.

MALDANER, O. A e ZAMBIAZI, R. Consolidação de Conceitos Fundamentais. Ijuí: Ed.

UNIJUí, 1993.

10) DIAS, A.; R. e RAMOS, J. M. Química e Sociedade. Lisboa: Escolar Editora, 1990.