UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
DISCIPLINA: Tópicos em Investigação Científica
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP04-08921
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

Metodologia científica; conceitos e integração científicos; discussão de artigos científicos ou divulgação científica, vídeos e experimentos, Ciência e Tecnologia nos materiais didáticos; bioética, terminologia científica.

OBJETIVO(S):

Utilizar um sistema biológico (ex. célula procariota) como modelo para utilizar fenômenos naturais e conceitos científicos. Debater concepções científicas adequadas e inadequadas ao processo envolvendo a educação científica. Oferecer uma abordagem contextualizada e alternativa para responder questões sobre a ciência no cotidiano. Utilizar os acertos e erros científicos no desenvolvimento do espírito crítico. Desenvolver projetos teóricos/práticos.


BIBLIOGRAFIA:

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil?Ed. Atica, 2002.

HENNIG, G. J. Metodologia do Ensino de Ciências. Mercado Aberto, 1998. 3º Ed.

WEISSMAN, H. Didática das Ciências Naturais. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

SINGER, P. Vida ética. Ediouro, 2002.

DELIZOICOV, D. et. al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Ed. Cortez, 2002.

HAMBURGER, E. W. et. al. O Desafio de Ensinar Ciências no Século XXI. EDUSP, 2000.

FILHO, G. N. S. et de OLIVEIRA, V. L. Microbiologia: manual de aulas práticas. EDUFSC, 2004.

NOGUEIRA, A. et. al. Ciência para quem? Formação Científica para que? Ed. Vozes, 2000.

MORIN, E. A Religação dos Saberes. Ed. Bertrand Brasil, 2001.

SAGAN, C. O Mundo Assombrado pelos Demônios. Cia das Letras, 1996.

MADDOX, J. O Que Falta Descobrir. Ed. Campus, 1999.

PURVES, W. K. et. al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: ArtMed, 202. 6ª Ed.

RIDLEY, M. Genoma, Rio de Janeiro: Record, 2001.

Revista de divulgação científica (Ciência Hoje e Scientific Anerican Brasil) e artigos da internet.