UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Artes II
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP02-08909
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio2 4 60
TOTAL 2 4 60

EMENTA:



Metodologia triangular. Conteúdos programáticos e interdisciplinaridade.



OBJETIVO(S):

Proporcionar campo de observação e co-participação na prática pedagógica do ensino-aprendizagem das linguagens artísticas na educação básica. Estabelecer situações de contato com os planejamentos anuais das diversas disciplinas e suas interdisciplinaridades.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP02-08908 Estágio Supervisionado em Artes I
 
BIBLIOGRAFIA:

BARBOSA, A. M. Arte-educação: conflitos/acertos. São Paulo: Max Limonad, 1984.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PILETTI, C. Filosofia da educação. São Paulo: ática, 1990.

PORCHER, L. Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.

THIOLLENT, M. Metodología da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

TREVISAN, A. Como apreciar a arte. Porto Alegre: Uniprom, 1999.

VELLO, V. Artes: pranchas de linguagem visual - minigaleria e glosario. São Paulo: Scipione, 2001.