UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTÍSTICA
DISCIPLINA: Prática Pedagógica em Artes II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP02-08906
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

A história da arte e as imagens cotidianas como referenciais a novas possibilidades metodológicas em sala de aula. Métodos de apropiação das obras de arte nas diferentes linguagens: abordagem do multipropósito, da seleção, da descrição, da interpretação da obra e do artista. Os elementos de cad linguagem como requisitos para aplicação de novas metodologias e experimentações de novas técnicas e procedimentos artísticos. As unidades constitutivas de um planejamento para o desenvolvimento adequado a cada realidade escolar. Critérios para avaliação (e auto-avaliação) em sala de aula.

OBJETIVO(S):

Criar condições para que o aluno adquira conhecimento e experiência em relação aos aspectos cognitivos e afetivos das crianças do ensino fundamental (2º segmento). Compreender as etapas de um planejamento (objetivos, conteúdos, estratégias, metodologias, bibliografia) referentes à instituição, série e contextualização sócio-econômica da realidade escolar. Sensibilizar para a importância da história da arte, leitura da obra de arte e fazer artístico. Possibilitar a valorização da história da arte através do domínio dos elementos de cada linguagem. Explorar novas possibilidades metodológicas.


BIBLIOGRAFIA:

GAN, G. C. Arte moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira, 1980.

BASBAUM, R. (org.). Arte contemporânea brasileira. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: artes. Brasília: MEC/SEF, 1989.

BUORO, A. B. O olhar em construção: uma experiencia de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

DERDYK, E. Formas de pensar o desenho. Desenvolvimento do grafismo infantil. São Paulo: Scipione, 1989.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.

HADDAD, A. A arte de fazer arte. São Paulo: Saraiva, 1990.

HAUSER, A. A história social da literatura e da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

PORCHER, L. Educação artística: luxo ou necessidade? São Paulo: Summus, 1982.