UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Prática Pedagógica em Matemática II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP06-08898
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

Estudo conceitual de funções. Geometria de posição.

OBJETIVO(S):

Propiciar o aprofundamento dos conhecimentos pedagógicos dos conteúdos matemáticos, respeitando as vertentes: Teóricos, Práticos e Metodológicos aplicados ao Ensino Médio.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP06-08897 Prática Pedagógica em Matemática I
 
BIBLIOGRAFIA:

CARAçA. Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais de Matemática. Lisboa, Gradativa, 1998.

LIMA, Elon et al. A Matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 2000. 3 vol.

LIMA, Elon Temas e Problemas. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), 2000. 3 vol.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: ática, 2000.

LAKATOS, I. A lógica do Descobrimento Matemático: provas e refutações. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PóLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro, Interciência, 1995.

TINOCO, Lúcia A. A., coord. Razões e proporções. Rio de Janeiro, UFRJ, IM, Projeto Fundão. SPEC/PADCT/CAPES, 1996.

KALEFF, Ana Maria M.R., Vendo e entendo poliedros. Niterói, EDUFF, 1998.

NASSER, L. O desenvolvimento do raciocínio em Geometria. Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, n.27, p. 93-99, 1990.

CARVALHO, P.C.P. Introdução à Geometria Espacial. Coleção do professor de matamática, Sociedade Brasileira de matemática. Rio de Janeiro: IMPA/VITAE, 1993.