UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E DESENHO
DISCIPLINA: Prática Pedagógica em Matemática I
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: CAP06-08897
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

Operações em conjuntos numéricos. Transformações no plano. Geometria e medida. Grandezas Proporcionais.

OBJETIVO(S):

Propiciar o aprofundamento dos conhecimentos pedagógicos dos conteúdos matemáticos, respeitando as vertentes: Teóricos, Práticos e Metodológicos aplicados ao ensino fundamental.


BIBLIOGRAFIA:

CATUNDA, O. et al. As transformações geométricas e o ensino da geometria. Salvador: UFBA, 1996. 2vol.

CARAçA. Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais de Matemática. Lisboa, Gradativa, 1998.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo: ática, 2000.

IFRAH, Georges. Os Números - A história de uma grande invenção. São Paulo, Globo, 1989.

LAKATOS, I. A lógica do Descobrimento Matemático: provas e refutações. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

PóLYA, G. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro, Interciência, 1995.

TINOCO, Lúcia A. A., coord. Razões e proporções. Rio de Janeiro, UFRJ, IM, Projeto Fundão. SPEC/PADCT/CAPES, 1996.

________ Geometria Euclideana por meio de resolução de problemas. UFRJ, IM, Projeto Fundão, 1999.