UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS E LITERATURA
DISCIPLINA: Metodologia do Ensino de Leitura e Literatura
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP03-08880
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
Eletiva RestritaILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

Texto e textualidade: o que é? Produção textual e ou redação. Como avaliar a textualidade? Criação de ficha de avaliação. Pesquisa aplicada sobre produção textual e avaliação. Pensando a leitura: o ato de ler, os processos de leitura e seus diferentes níveis. A escolarização da leitura literária. A análise textual: as relações de produção e recepção. Análise e produção de material didático para o ensino da leitura e da produção textual.

OBJETIVO(S):

Estudar o processo da leitura, seus diferentes níveis e suas relações com a aprendizagem: a natureza intertextual da leitura. Trabalhar a leitura e a escrita como instrumentos de produção, reconstrução e construção de sentido; os diferentes gêneros do discurso. Estabelecer critérios para a seleção de textos para leitura. Analisar e discutir a eficácia do texto literário na sociedade contemporânea. Enfocar o ensino da leitura e da literatura como mecanismo de ampliação da competência comunicativa. Ler e analisar obras literárias. Conceituar os elementos da textualidade e seus mecanismos com vista à produção textual. Reconhecer a importância da reescritura. Identificar problemas no ensino relacionados às modalidades da língua, à coesão e à coerência do texto. Produzir materiais didáticos para o ensino da leitura e da redação.


BIBLIOGRAFIA:

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Sobre a escrita:



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ClTELLI, Beatriz. Produção e leitura de textos no ensino fundamental: poesia, narrativa, argumentação, São Paulo, Cortez, 2001. (Col. Aprender e ensinar com textos, v. 7)

Fá VERO, Leonor Lopes. Coesão e coerência textuais. 2 ed. São Paulo, ática,1993. (Col. Princípios 206)

GERALDI, João Wanderley. Escrita, uso da escrita e avaliação. CADERNOS CEDES, São Paulo, Cortez, 1988. N:14. P: 30-33.

GUIMARãES, Elisa. A articulação do texto. 3ed. São Paulo, ática,1993. (Col, Princípios, 182)

PéCORA, Aleir. Problemas de redação. 5ed. Martins Fontes, 1999. (Texto e Linguagem)

THEREZO, Graciema Pires. Como con´igir redação. 2ed. revista e ampliada. Campinas, Alínea, 1997.

VAL, Mª da Graça Costa. Redação e textualidade, 2 ed, São Paulo, Martins Fontes, 1999. (Texto e linguagem)