UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em Geografia IV
CARGA HORÁRIA: 90 CRÉDITOS: 3 CÓDIGO: CAP05-08866
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Estágio3 6 90
TOTAL 3 6 90

EMENTA:

Participação no cotidiano escolar. Entendimento das relações discência-docência no ensino médio. Desenvolvimento de estratégias e metodologias de aprendizagem na Geografia do ensino básico. Regência de aulas no segmento de 1 º a 3º ano do ensino médio.

OBJETIVO(S):

Reforçar o encontro discente com o cotidiano escolar. Possibilitar aos futuros professores a compreensão das estratégias cotidianas de sala de aula no ensino médio, abrindo espaço para que eles possam desenvolver propostas diversas (observação, organização de materiais, fichamentos, correção de materiais, regência de turmas ... ) na relação ensino-aprendizagem da Geografia, no segmento de 1º a 3º do ensino médio. Oportunizar ao futuro docente a experiência de realizar a transposição didática dos conteúdos acadêmicos da Geografia para a educação básica. Estágio Supervisionado baseado nas deliberações da Lei 9394/1996.

TRAVA:

91 créditos (Geografia - versão 3)
 
BIBLIOGRAFIA:

MA THIAS,,M. T. Professor de ou em Geografia? Considerações sobre a estrutura de formação de professores a partir do estágio supervisionado. In Anais do 7º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia. Vitória: UFES, 2003. p. 327-333.



MONTEIRO, A. M., A prática de ensino e a formação inicial de professores. In PEREIRA, S. D. (coord.), Ensino e formação de professores na perspectiva das licenciaturas em ciências humanas. Rio de Janeiro: UERJ, 2002.



PONTUSCHKA, Nídia N. e OLIVEIRA, Ariovaldo U. (orgs). Geografia em Perspectiva: Ensino e Pesquisa. São Paulo: Contexto, 2002.

Prática de Ensino em Geografia, São Paulo: Marco Zero/AGB, abri1l1991. (Vários autores).



SAMPAIO, T.Y.M. Professor-Geógrafo: papel e importância profissional. InAnais do 7º Encontro Nacional de



Prática de Ensino de Geografia. Vitória: UFES, 2003. p. 691-697.



VESENTINI, José Willian (org). Geografia e ensino: textos críticos. 4ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.