UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: INST. DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIR
DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA
DISCIPLINA: Prática Pedagógica em Filosofia II
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: CAP05-08857
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

A importância do olhar filosófico. A necessidade de contextos bem planejados no cotidiano da sala de aula. O dialogo filosófico: interdisciplinaridade. A história do ensino da filosofia no Ensino Fundamental. O processo de avaliação em filosofia

OBJETIVO(S):

Capacitar o aluno de Licenciatura ao exercício do magistério através da reflexão crítica para a plobemátização e análise situacional de práticas sociais de ensinar, a partir das ciências, das artes e da religião com ferramenta e a proposição do real. Incitar a discussão sobre o ensino da filosofia. Possibilitar o planejamento de atividades práticas ligadas ao fazer docente.

PRÉ-REQUISITO 1:

CAP05-08856 Prática Pedagógica em Filosofia I
 
BIBLIOGRAFIA:

LORIERI, Marcos Antonio. Docência em formação. Ensino fundamental. Jn: Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

REORIENT AçãO CURRICULAR, 2´ versão, Livro III, Ciências Humanas, SEE, 2005. RODRIGUES, Neidso D. Filosofia para não Filósofos, 3´edição, São Paulo: Cortez editora, 2002.