UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DA SUBJETIVIDADE E FORMAÇÃO HUMAN
DISCIPLINA: Prat Pedag em Aprendizagem:Realizar o Construtivismo no Cotidiano da Escola
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: EDU08-08823
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 3)
GEO - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

Conceituação e características do Construtivismo.

Aplicações práticas das idéias construtivistas à docência.

Realização de atividades em três níveis: observação, planejamento e realização de práticas construtivistas de aprendizagem.



OBJETIVO(S):

Estabelecer a vinculação entre a teoria e a prática, no que se refere à aprendizagem sob a ótica construtivista e sócio-interacionista.

Desenvolver, nos alunos, competências necessárias ao melhor desempenho nos Estágios Supervisionados.

Aumentar a motivação dos alunos, em relação ao exercício da docência.




BIBLIOGRAFIA:

BERBAUM, Jean. (1993). Aprendizagem e Formação. Porto, Porto Editora.

CASTORINA, José Antônio et al (1995). Piaget - Vygotsky: Novas Contribuições para o Debate. São Paulo, ática.

COLL, César. Piaget, o construtivismo e a educação escolar: onde está o fio condutor? In: Substratum: Temas Fundamentais em Psicologia e Educação, v.1, nº.1 (Cem Anos com Piaget). Porto Alegre, Artes Médicas, 1997. p.145-164.

_________. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: ática, 1997.

DANIELS, Harry (org) (1994). Vygotsky em foco - pressupostos e desdobramentos. São Paulo: Papirus.

FURTH, Hans. (1997). Piaget na sala de Aula. Rio de Janeiro, Forense.

GROSSI, Esther P. et BORDIN, Jussara (orgs) (1993). Construtivismo Pós-Piagetiano - um Novo Paradigma sobre Aprendizagem. Petrópolis, Vozes.

LA TAILLE, Yves de et al (1992). Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo, Summus.

MOYSéS, Maria aparecida A. (2001). A Institucionalização Invisível: crianças que não aprendem na escola. São Paulo, FAPESP.

ZELAM, Karen.(1993). Os riscos do saber: Obstáculos do desenvolvimento à aprendizagem escolar. Porto Alegre, Artes Médicas.

Cadernos CEDES.

Nº 24 - Pensamento e Linguagem - Estudos na Perspectiva da Psicologia Soviética.

Nº 28 - O Sucesso Escolar - um Desafio Pedagógico