UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. DE ESTUDOS APLICADOS AO ENSINO
DISCIPLINA: Práticas Pedagógicas em Avaliação da Aprendizagem
CARGA HORÁRIA: 30 CRÉDITOS: 1 CÓDIGO: EDU02-08822
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
IGEOG - Geografia (versão 3)
GEO - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
1230
TOTAL 1 2 30

EMENTA:

Avaliação e Medida: Conceitos distintos. Características de diferentes instrumentos de avaliação: observação, entrevista, escalas de classificação, escalas de atitudes, provas e testes. Planejamento dos instrumentos de avaliação. Construção de provas objetivas e discursivas: vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de questões. Análise de provas e testes. Plano de testagem.

OBJETIVO(S):

- Distinguir medida de avaliação, estabelecendo a relação entre medida e objetivos educacionais;

- Caracterizar diferentes instrumentos de avaliação da aprendizagem;

- Elaborar itens de provas, evidenciando o domínio de técnicas especiais de construção de diferentes tipos de questões;

- Construir um Plano de Testagem.




BIBLIOGRAFIA:

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.

MEDEIROS, Ethel Bauzer de. Provas objetivas: técnicas de construção. Rio de Janeiro, F.G.V., 1986.

___________. Provas objetivas, discursivas, orais e práticas. Rio de Janeiro, F.G.V, 1983.

POPHAM, W. J. Avaliação educacional. (trad.) Porto Alegre: Globo, 1993.

SILVA, Ceres Santos da. Medidas e avaliação em educação. Petrópolis: Vozes, 1992.

MELLO, Maria Cristina de e RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Competências e Habilidades - Da teoria à prática. Rio de Janeiro: Wak Editora Ltda, 2002.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

VIANNA, Heraldo Marelim. Testes em educação. São Paulo: IBRASA, 1990.