UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Prática Pedagógica em Educação Inclusiva
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 2 CÓDIGO: EDU06-08821
MODALIDADE DE ENSINO: Presencial TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIBRAG - Ciências Biológicas (versão 3)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 3) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4)
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biológica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 4) Biomédica
IBRAG - Ciências Biológicas (versão 6)
ICS - Ciências Sociais (versão 1)
IFCH - Ciências Sociais (versão 3)
IFCH - Ciências Sociais (versão 4)
IEFD - Educação Física (versão 5)
IEFD - Educação Física (versão 6)
IEFD - Educação Física (versão 7)
IEFD - Educação Física (versão 9)
FIS - Física (versão 5)
FIS - Física (versão 6)
FIS - Física (versão 7)
IFCH - Filosofia (versão 2)
IFCH - Filosofia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 1)
IGEOG - Geografia (versão 2)
GEO - Geografia (versão 3)
IGEOG - Geografia (versão 3)
IFCH - História (versão 3)
IFCH - História (versão 4)
QUI - Química (versão 3)
QUI - Química (versão 4)
Eletiva RestritaART - Artes (versão 2)
ART - Artes Visuais (versão 1)
ART - Artes Visuais (versão 2)
ILE - Letras - Inglês (versão 5) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Inglês (versão 6) Inglês e Literaturas de Língua Inglesa
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 4) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Alemão (versão 5) Português - Alemão e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 4) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Espanhol (versão 5) Português - Espanhol e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 4) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Francês (versão 5) Português - Francês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 4) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Grego (versão 5) Português - Grego e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 4) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Italiano (versão 5) Português - Italiano e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 2) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Japonês (versão 3) Português - Japonês e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 4) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Latim (versão 5) Português - Latim e Respectivas Literaturas
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 4) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
ILE - Letras - Port / Literatura (versão 5) Português e Literaturas de Língua Portuguesa
IME - Matemática (versão 4)
IME - Matemática (versão 5)
IME - Matemática (versão 6)
IME - Matemática (versão 7)
PSI - Psicologia (versão 3)
PSI - Psicologia (versão 4)
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia e Saúde
PSI - Psicologia (versão 4) Cognição e Personalidade / Psicologia Social e Institucional
PSI - Psicologia (versão 4) Psicologia e Saúde / Psicologia Social e Institucional

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Prática/
Trabalho de Campo
2460
TOTAL 2 4 60

EMENTA:

Panorama geral do atendimento ao aluno com necessidades educativas especiais. Trajetória da Educação especial à Educação Inclusiva: modelos de atendimento, paradigmas: educação especializada/ integração/ inclusão. Valorizar as diversidades culturais e lingüísticas na promoção da educação inclusiva. Políticas públicas para Educação Inclusiva - Legislação Brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo. Adaptações curriculares. Tecnologia Assistiva.

OBJETIVO(S):

Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva no contexto da Educação Básica, proporcionando ao aluno um espaço de reflexão sobre esta política no cotidiano da escola regular.

Apresentar as áreas de necessidades educativas especiais caracterizadas no Plano Nacional de Educação Lei 10172/2001.

Identificar as modalidades de atendimento da Educação Especial no Sistema Regular de Ensino.

Contextualizar os processos de aprendizagem em ambientes escolares inclusivos.

Embasar os estudantes das licenciaturas com alternativas de adaptação curricular para garantir o acesso e aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais.




BIBLIOGRAFIA:

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portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf acessado em 13 de dezembro de 2004.

FERREIRA, J. R. e GLAT, R. Reformas educacionais pós-LDB: a inclusão do aluno com necessidades especiais no contexto da municipalização. In: Souza, D. B. e Faria, L. C. M. Descentralização, municipalização e financiamento da Educação no Brasil pós-LDB. Rio de Janeiro: DPetA, 2003.

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________________ Ensino Fundamental: Currículo e Inclusão. Surdez e Universo Educacional. Anais do IV Congresso Internacional e X Seminário Nacional. Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2005 (no prelo).

GLAT, R. A integração social do portador de deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 1998.

_______ e FERNANDES, E. M. Da Educação Segregada à Educação Inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da Educação Especial brasileira. Revista Inclusão, Brasília: MEC/SEESP, vol. L, nº I, 2005 (no prelo)

MITTLER, P. Educação Inclusiva: contextos sociais. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003.

MINISTéRIO DA EDUCAçãO E CULTURA. Plano Nacional de Educação. Disponível no site www.pedagogiaemfoco.pro.br/10172_01.htm, acessado em agosto/ 2004.

____________________________________ Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível no site www.mec.gov.br/seesp/pdf/res2_b.pdf, acessado em agosto/ 2004

____________ et NOGUEIRA, M. L. DE L. Políticas Educacionais e a Formação de Professores para a Educação Inclusiva no Brasil. Revista Integração. Vol. 24, ano 14; Brasília: MEC/SEESP, 22-27, 2002.

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REILY, Lucia Helena. Escola Inclusiva: linguagem e mediação. Campinas, SP: Papirus, 2004.

STAINBACK, S. et STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.