UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FORMULÁRIO DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA
 

UNIDADE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO: DEPTO. ESTUDOS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CONTINUAD
DISCIPLINA: Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos
CARGA HORÁRIA: 60 CRÉDITOS: 4 CÓDIGO: EDU06-08676
MODALIDADE DE ENSINO: A Distância TIPO DE APROVAÇÃO: Nota e Frequência
 
STATUSCURSO(S) / HABILITAÇÃO(ÕES) / ÊNFASE(S)
ObrigatóriaIGEOG - Geografia EAD (versão 2)
Eletiva RestritaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 1)
IBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 2)
EDU - Pedagogia - EAD (versão 1) Magistério nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Eletiva DefinidaIBRAG - Ciências Biológicas EAD (versão 2)

TIPO DE AULA CRÉDITO CH SEMANAL CH TOTAL
Teórica4460
TOTAL 4 4 60

EMENTA:

As questões histórico-sociais e econômicas do processo de exclusão dos jovens e adultos das classes populares: Aspectos ideológicos dos avanços e recuos conceituais da EJA. Conferências, projetos e programas de educação de jovens e adultos, sua importância e significado. Os modos do aprender de jovens e adultos - teorias e concepções. Os Parâmetros Curriculares de EJA - abordagem e importância nos processos de ensino de jovens e adultos. Os educadores de jovens e adultos - perfil, competência e responsabilidades. Os recursos avaliativos em EJA.

OBJETIVO(S):

Distinguir os componentes ideológicos, históricos, sociais, econômicos e políticos presentes na EJA, estabelecendo relações de causa e efeito: Analisar legislação, projetos e programas relacionados a EJA da década de 60 até hoje; Conhecer as bases teórico-conceituais do aprender de jovens e adultos; Interpretar os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental e Médio para a EJA; Conhecer os compromissos e responsabilidades dos educadores de EJA frente às especificidades e diversidades dos jovens e adultos em processo escolar.


BIBLIOGRAFIA:

CASERIO, Vera Marisa. Educaçãol de jovens e adultos - pontos e contrappontos. S, Catarina: EDUSC, 2003.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. S. Paulo: Cortez; Brasília, DF: Unesco, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio: Paz e Terra, 1987.

MEC/UNESCO. Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília: Unesco, MEC, Raaab, 2005.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. Educação escolar de jovens e adultos. Campinas, SP: Papirus, 2002.

SOARES, Leôncio (org.) Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.